Inaugurada no passado sábado, 9 de janeiro, a Exposição apresenta várias obras do autor em pintura, escultura e tapeçaria. O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu o orgulho de ter esta Exposição em Mação de um artista que já percorreu todo o Mundo e que nos brinda com a qualidade do seu trabalho.
Luís Soares referiu algumas curiosidades sobre a forma como desenvolve a sua arte, particularmente a influência dos locais que visita e o que retira de várias técnicas e formas de arte de vários locais do mundo. De referir que Luís Soares, artista multidisciplinar, é um criador explosivo, vivencial, com uma grande força energética que comunica a sua sensibilidade em todas as disciplinas em que trabalha. Luís Soares, ademais, é um criador absolutamente entregue à sua tarefa de investigador e experimentador nato, livre de tendências, autodidata, de formação livre.
Autodidata conhecedor de arte, é um artista-artista em estado puro. É um criador para quem a obra de arte como um desafio, em seguida vem o conceito, a ideia ou a tendência. Não cria a partir de uma ideia pré-definida de antemão. Considera que a ideia é resultado espontâneo da sua catarse criativa. Luis Soares é desenhista, gravador, pintor, escultor, ceramista, autor de azulejos criativos, vidreiro, designer e artista de performances e instalações.
Como pintor, ele é universal e um experimentador nato. Experimenta muitas técnicas e conceitos. Mas, estranhamente labiríntico, a sua pintura caracteriza-se por apresentar um engenho de base, que se conecta com frescos de estilo românico, influências africanas, colorismo americano e crenças animistas. Uma Exposição a visitar até final do mês de janeiro. A Galeria está aberta todos os dias das 9h00 às 17h30 e ao sábado das 14h30 às 17h30. www.cm-macao.pt