MÉDIO TEJO – Região em ‘Alerta vermelho’ devido ao calor! Noites poderão ser «extremamente tropicais»

A Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo ativou o “Alerta Vermelho” para a região. Está em causa o calor extremo que, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, irá resultar em temperaturas que podem chegar aos 43 graus, com registos mínimos que, em alguns concelhos, podem até nem baixar dos 25 graus. Este é, assim, um risco elevado para a saúde pública, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como os idosos, as crianças pequenas, os bebés, as pessoas acamadas ou dependentes de terceiros. Paulo Santos Luís, médico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, em declarações à Hertz, aponta mesmo para noites «extremamente tropicais»:
As autoridades de saúde pública recomendam uma atenção especial e vigilância às pessoas com doenças crónicas – como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência renal ou doença pulmonar crónica, entre outras -, uma vez que o calor extremo pode provocar descompensações agudas com consequências graves para a saúde. As pessoas que exerçam atividade profissional ao ar livre também centram evidentes preocupações:
Acrescente-se que há abrigos temporários disponíveis em cada concelho do Médio Tejo, estruturas preparadas para receber as pessoas que, por alguma razão, estiverem isoladas ou sem condições para resistir ao calor extremo. Assim disse Paulo Santos Luís: