LOCAL

TOMAR – Furto de catalisadores em pleno luz do dia. Parques Santa Iria, do Centro de Emprego e do Hospital são locais ‘referência’

Os sucessivos furtos de catalisadores em Tomar foram motivo para que a vereação do Partido Social-Democrata pedisse explicações ao presidente da Câmara, Hugo Cristóvão. Em recente reunião entre o executivo, Lurdes Ferromau, eleita do PSD, disse ter recebido denúncias de situações reportadas por vítimas destes ilícitos criminais, sendo que a prática de furtos tem ocorrido, em particular, nos parques de estacionamento do Hospital Nossa Senhora da Graça, assim como nas idênticas estruturas situadas no Centro de Emprego e ainda no parque de Santa Iria. Lurdes Ferromau disse que há casos que ocorrem mesmo em plena luz do dia:

Hugo Cristóvão refere que este é um problema que não tem Tomar como «exemplo único», admitindo que, de facto, tem havido registo para essas ocorrências. O presidente da Cãmara mostrou-se confiante de que as autoridades, PSP e GNR, vão acabar por apanhar os responsáveis:

Acrescente-se que o furto de catalisadores tem ganho uma dimensão crescente à escala nacional, sendo que as autoridades, em indicadores recentes, apontam para o furto diário de cerca de duas dezenas por dia. O catalisador tem por objetivo a redução de emissão de gases nocivos, sendo que o seu preço atinge valores elevados, desde logo pelos seus componentes, algo que torna estes furtos num ‘negócio’ com grande margem de lucros.