ENTRONCAMENTO – Autárquicas 2025. “Uma Nova Geração” apresenta candidatura «com base na sociedade civil, visão clara e compromisso com o concelho»

«A candidatura “Uma Nova Geração” foi apresentada perante uma sala cheia, no Centro Cultural do Entroncamento, num ambiente de entusiasmo num novo ciclo político para o Entroncamento. Com Mário Balsa como candidato à presidência da Câmara Municipal, a equipa assume-se como transversal, determinada e aberta — refletindo uma nova forma de fazer política local, feita de coragem, experiência e compromisso», refere a direção de campanha em nota enviada para a Hertz. «A abertura coube a Ricardo Antunes, diretor de campanha e número dois à Câmara Municipal, num discurso que pôs em evidência a ligação real e quotidiana da candidatura à cidade, “Não andamos a descobrir o Entroncamento a seis meses das eleições.”, referiu. Disse-se ainda orgulhoso da mobilização de pessoas reais, com percursos profissionais e cívicos sólidos, que “não querem lugares, querem causas”. Homens e mulheres com vidas comprometidas com o bem comum, de diferentes gerações e origens profissionais, muitos dos quais sem qualquer passado de participação política, mas com vida efetiva na cidade», acrescenta o mesmo texto.
«Os mandatários da candidatura do Partido Socialista foram apresentados como espelho daquilo que o Entroncamento é e quer continuar a ser: uma cidade de oportunidades e de superação, uma cidade de “gente boa que ajuda a cumprir sonhos”. O Mandatário da Candidatura é Nuno Pacheco Rodrigues e o Mandatário para a Juventude Tiago Silva. A sessão contou com a participação do Presidente da Federação de Santarém da Juventude Socialista, Pedro Gomes, do Presidente da Federação de Santarém do Partido Socialista, Hugo Costa, e do Secretário Nacional do PS, Marcos Perestrello. Ricardo Cunha, empresário local, foi anunciado como cabeça de lista à Assembleia Municipal — uma das surpresas da tarde, uma vez que era o único cabeça de lista que ainda não tinha sido revelado. Na sua intervenção sublinhou a abrangência e diversidade da candidatura, referindo que se sentia “convocado por um projeto sério, coletivo e comprometido com o futuro da nossa terra”». Os cabeças de lista às duas Assembleias de Freguesia, Manuel Martins e Carlos Alfaia, foram igualmente destacados pela sua ligação firme ao território, pela sua reconhecida participação cívica e por representarem perfis de proximidade, competência e integridade.
«No ponto alto deste fim de tarde, Mário Balsa apresentou um plano estratégico centrado na melhoria da qualidade de vida e reiterou os eixos prioritários do próximo mandato: Mais segurança e transparência; Mais comércio e indústria; Mais educação, cultura e melhor qualidade de vida! Além de medidas já anunciadas no primeiro trimestre do ano como a criação do Portal da Transparência, para informação mais acessível aos cidadãos, e a criação da Polícia Municipal do Entroncamento, elegeu o reforço do combate à criminalidade, independentemente da sua origem, e a melhoria do espaço público como prioridades. O foco na economia local também foi central na sua apresentação, garantindo que as “excelentes ligações rodoviárias e ferroviárias devem ser capitalizadas para atrair empresas exportadoras e criar emprego qualificado” e que “é preciso sair do gabinete e ir atrás das empresas”, assumindo uma postura proativa na captação de investimento. O candidato anunciou ainda a criação do Conselho Municipal para a Economia, Comércio e Indústria, um plano de regeneração do espaço público e o resgate da identidade comercial da cidade. Mário Balsa comprometeu-se ainda com a urgente readequação e modernização do parque escolar, criação de zonas de convívio juvenil e novos espaços verdes, reforço na recolha de resíduos e melhoria da circulação rodoviária. Garantiu ir integrar infraestruturas como o Museu Nacional Ferroviário, o Bairro do Boneco, a nova biblioteca municipal, o Cineteatro São João, o Centro Cultural e futuros espaços museológicos, num plano cultural que torne o todo Entroncamento num Bairro Cultural. Revelou ainda que a forma de apoio ao associativismo será revista pelo papel que este tem na nossa comunidade», acrescentou o mesmo texto
Listas de Candidatos:
Câmara Municipal do Entroncamento
Mário Balsa – Professor
Ricardo Antunes – Eng.º do Ambiente
Fernanda Alves – Professora
Leonor Imaginário da Conceição – Jurista
Tomás Cabeleira – Marketeer
Ricardo Costa – Músico
Ana Maria Figueira – Advogada
Marcelo Thomé – Médico Dentista
Natacha Cunha – Assistente Dentária
Jacinéa Barbosa – Gestora
Telmo Francisco – Téc. Manutenção CP
Andreia Ferreira – Func. Pública/Prof.Natação
Margarida Alfaia – Delegado de Informação Médica
José Eduardo Fanha Vieira – Advogado

Assembleia Municipal do Entroncamento
Ricardo Cunha – Empresário
Pedro Gomes – Téc. Superior Proteção Civil
Lúcia Dias Abelha – Jurista
Ezequiel Soares Estrada – Aposentado
Daniela Alexandra Saboga – Professora/Dirigente Associativa
Emílio Sobreira – Eng.º Electrotécnico
João Pedro Rosa – Eng.º Civil/Treinador Natação
Ana Cristina Coelho – Professora
João Pedro – Enfermeiro
Telmo Fernandes – Eng.º Civil
Diana Vicente – Eng.ª Química
Paulo Emídio Alves – Téc. Manutenção Ferroviária
Patrícia Pinto – Bancária
João Pimenta Coelho – Téc. Manutenção Ferroviária
Nelson Fernandes Martins – Eng.º Civil
Liliana Santos – Diretora de Recursos Humanos
Ana Rita Claudino Correia – Jurista
Miguel Marques – Trein. Futebol
Sónia Coelho – Professora
Olga Vicente – Oficial de Justiça
Nuno Valente – Eng.º Civil
Eugénio Vergamota – Delegado de Informação Médica
Inês Serra Catarino – Estudante
Paulo Chenrrim – Técnico Superior – Infraestruturas
Carlos Adelino Oliveira – Técnico de Som
Libânia de Oliveira Liberado – Consultora Fiscal
Nélio Rodrigues – Téc. Manutenção Ferroviária
Luís Mota – Téc. Manutenção Aeronaves
Zelda Amoroso – Cabeleireira
Duarte Montanha – Diretor de Segurança
Olímpia Valentim – Aposentada
Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima
Manuel Martins – Oficial de Justiça
Ana Lomba – Assistente Técnica
Ana Carolina Vieira – Técnica de Contabilidade
António Carvalho – Eng.º Electrotécnico
Sara Domingues – Gestora de Recursos Humanos
Paulo Sousa – Professor
Márcia Martins – Lojista
José Mendes – Eng.º Electrotécnico
Manuel Gonçalves – Ferroviário Aposentado
Joana Bernardino – Estudante
Gonçalo Pereira – Eng.º Mecatrónico
Luís Amoroso – Téc. Manutenção Ferroviária
Isabel Campaniço – Professora
André Vicente – Militar aposentado
Pedro Vieira – Dir. Associativo
Sandra Taborda – Téc. Administrativa
Carlos Pascoal – Téc. Administrativo
Maria da Fé Pires – Auxiliar Técnica de Fisioterapia
Cipriano Pereira – Advogado
Joana Gomes – Téc. Sup. Radiologia
Filipe Sampaio – Empresário
Daniel Gaspar – Téc. Manutenção Ferroviária
Fernanda Matos Lopes – Auxiliar
Assembleia de Freguesia de São João Baptista
Carlos Alfaia – Solicitador
Paula Pinto – Contabilista Certificada
Carlos Alves – Aposentado
Luísa Ferreira – Aposentado
Marta Silva – Estudante
Rui Matreno – Téc. Manutenção Ferroviária
Simão Martins – Estudante
Mª Fernanda Rodrigues – Professora
José Candeias – Téc. Sup. Informática
Mário Rodrigues – Ferroviário Aposentado
Inês Candeias – Técnica Administrativa
Ana Raquel Amaro – Formadora Ens. Especial
José Leote – Professor Aposentado
Zé Carlos Mendes – Técnico de Infraestruturas
Flora Flores – Aposentada
Hermínia Reis – Empresária
Leandro Alves – Estudante
Nuno Cruz – Assistente Técnico
Cristina Costa – Empresária
Nuno Vilela – ProfessorA Direção de Campanha