TORRES NOVAS – Câmara investe cerca de dois milhões e meio de euros na reabilitação de habitação multifamiliar na Rua da Palha

A Câmara de Torres Novas aprovou a minuta de contrato e adjudicação da empreitada de construção/requalificação do edifício de habitação multifamiliar da Rua da Palha à empresa Fractus, por um valor a rondar os dois milhões e meio de euros, com prazo de execução de 690 dias. «Esta obra tem como objetivo a construção/reabilitação de um edifício de habitação multifamiliar em regime de Habitação a Custos Controlados localizado na Rua da Palha e Largo das Forças Armadas. Da intervenção urbanística resultará a criação de um edifício de 3 pisos + 1 recuado acima do solo, composto por 16 fogos distribuídos em três T1, dez T2 e três T3, com uma área de implantação total de 550,45 m2 e área bruta de construção de 1591,60 m2», justifica a autarquia em recente nota de esclarecimento. «O terreno possui abertura para duas frentes urbanas diferentes e, para além da reabilitação e beneficiação da edificação, encontra-se prevista a redefinição transversal da travessa, de modo a possibilitar a criação de um parque de estacionamento em conjunção com um passeio na tentativa de eliminar os constrangimentos da circulação naquele local. Neste contexto e para possibilitar a reestruturação viária acima indicada, a implantação do edifício irá assumir um recuo lateral de 6,50 m, ampliando a vista do observador para um ambiente urbano mais salubre por conta da beneficiada exposição solar a nascente. A capacidade do parque de estacionamento será para dez lugares ao longo do arruamento, no sentido Sul-Norte, situação possível devido ao sentido único de tráfego no local», acrescenta o mesmo texto.
«O edifício irá desenvolver-se em “L” com um pátio interior, que será de utilização comum a todos os moradores, sendo que a pavimentação parcial preservará a permeabilidade do solo e permitirá a plantação de uma espécie arbórea central de médio porte, assim como a instalação de algum mobiliário de lazer. Por fim, a nível de eficiência energética, encontra-se prevista a adoção de soluções de energias renováveis no edifício, nomeadamente de energia solar fotovoltaica a partir de painéis localizados na cobertura, bem como a instalação de tecnologias eficientes, especificamente de bombas de calor de transformação energética, para climatização e produção de águas quentes sanitárias. Esta empreitada encontra-se enquadrada na Estratégia Local de Habitação para o concelho de Torres Novas, pelo que poderá beneficiar de um apoio financeiro não reembolsável através do PRR, assegurado através do financiamento proveniente Investimento RE-C02-i01 “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”», reforça a autarquia torrejana.