
A Associação Cultural, Recreativa do Centro da Freguesia de Casais, concelho de Tomar, comemorou 44 anos de existência, sendo que, do programa, constou a realização de uma Caminhada e ainda de um almoço-convívio, momento em que participaram associados, dirigentes de outras coletividades, representantes da União das Freguesias de Casais e Alviobeira, a vice presidente do Município de Tomar, Filipa Fernandes, para além do vereador Tiago Carrão. O presidente daquele emblema nabantino, Ricardo Lopes, agradeceu a presença de todos, e, muito em particular, aos sócios fundadores, entre eles o antigo presidente da Junta de Freguesia de Casais Jaime Lopes: “Espero que consigamos manter algumas atividades, entre elas as comemorações do aniversário. Pode parecer que não temos muitas coisas mas conseguir juntar-nos uma vez por ano para lembrarmos todos aqueles que muito deram por esta casa… Penso que já valeu a pena. Somos uma associação com poucas atividades porque somos cada vez menos, pelo que espero que alguém da nossa terra consiga mobilizar as pessoas para que, no próximo ano, possamos fazer a nossa festa de verão”.

O dirigente recordou que a festa de 2024 não correu muito bem, ou seja, sem prejuízo… mas também sem lucro, pelo que, pelo trabalho que envolve a organização de um evento desta dimensão, não ter grandes receitas é muito complicado. Ricardo Lopes espera que no próximo ano seja possível envolver mais pessoas nas comemorações dos 45 anos da ACR do Centro da Freguesia de Casais e na organização da sua festa popular.

João Alves, presidente da União das Freguesias de Casais e Alviobeira, aproveitou para recordar que este seria o seu último aniversário na qualidade de presidente da Junta e que, ao longo destes 12 anos, tudo tentou fazer para apoiar e valorizar todas as associações do seu território. Por sua vez, Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar, dirigiu os parabéns à coletividade, aos seus dirigentes, aos fundadores, aos associados e a todas as associações presentes: “É sempre bom comemorar junto desta equipa maravilhosa, junto dos amigos… É assim que devemos celebrar a vida junto dos nossos, junto de quem nos quer bem. Deixo os meus parabéns pelos vossos 44 anos de história, 44 anos que representam pessoas, pessoas que deram de si em prol dos outros, pessoas que deixaram de ter tempo para as suas famílias para se dedicarem a um bem comum, é, isto o que é o associativismo”. Manuel Subtil
