OURÉM – Plenário do CLASO reuniu com Diretora da Segurança Social de Santarém

Decorreu mais uma reunião do Plenário do Conselho Local de Ação Social de Ourém, encontro que decorreu no auditório da StartUP Ourém e contou com a presença da Diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, Paula Carloto. O CLASO é uma plataforma de coordenação entre entidades públicas e privadas que atuam no concelho de Ourém na área da ação social e a reunião foi presidida por Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, acompanhado da Vereadora com o pelouro da ação social, Micaela Durão. Nesta reunião onde marcaram presença representantes das diversas instituições multissetoriais que compõem o CLASO, foi discutido um conjunto de assuntos relacionados com a atividade da plataforma e com as ações em perspetiva para o ano corrente.

Além de um conjunto de informações relacionadas com eventos municipais, foi discutida e aprovada a integração de dois novos membros no CLASO (Congregação das Religiosas Amor de Deus e Projeto Radar Social). O relatório de execução do Plano de Ação para 2024 foi aprovado por unanimidade, assim como o Plano de Ação para 2025 que prevê a realização de mais de 100 atividades. O CLASO validou ainda os pareceres sobre as candidaturas de duas entidades concelhias (APDAF e Arca da Aliança), as alterações necessárias ao Plano de Ação do Radar Social e teve conhecimento do ponto de situação relativamente ao usufruto das cantinas sociais, integradas no Programa de Emergência Social.

Seguiram-se um conjunto de intervenções de âmbito geral, momento onde Paula Carloto manifestou o seu regozijo por estar em Ourém, concelho que apontou como referência na aplicação de medidas sociais e na articulação necessária entre as várias entidades do setor. O Presidente da Câmara Municipal de Ourém fez um enquadramento sobre vários assuntos relacionados com voluntariado, educação e saúde no concelho, com destaque para as novas instalações do CLDS 5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração de Ourém), agora no edifício da StartUP Ourém. Após a reunião do Plenário do (CLASO) seguiu-se uma visita às instalações da APDAF em Alqueidão, onde foi possível verificar a implementação do projeto FICA (Frente para a Integração das Comunidades Apoiadas), que tem como objetivo acelerar o processo de integração de cidadãos pertencentes à comunidade migrante, requerentes ou benificiários do estatuto de proteção internacional. O projeto promove formações que transmitem aprendizagens essenciais a nível cultural e profissional, facilitando a obtenção de emprego, além de todo o suporte necessário para uma rápida e eficaz integração. www.cm-ourem.pt