FUTEBOL – 1.ª Distrital. Ferreira do Zêzere inscreveu nome em galeria dominada pelo Torres Novas

Nunca é demais recordar: o Sport Club Ferreira do Zêzere entrou para a história da Associação de Futebol de Santarém ao conquistar o seu primeiro título no principal escalão, inscrevendo, dessa forma, o nome na galeria de vencedores, uma galeria que tem o Torres Novas como expoente máximo. Mas já lá vamos: o emblema ferreirense somou o terceiro título à escala distrital (tendo em consideração duas Taças Ribatejo que conta no palmarés), registo que poderá aumentar em breve uma vez que irá disputar nova final da Taça (prova que detém) e ainda a Supertaça dr. Alves Vieira, que nunca ganhou.
A história diz-nos, então, que o Torres Novas é o clube com mais sucesso nas competições distritais. Já se sagrou campeão da 1.ª Divisão por dez vezes, superando a concorrência da extinta União Operária (7), da Académica de Santarém, também com sete e que agora se dedica apenas à formação, e igualmente do Tramagal… que para a próxima época estará neste patamar competitivo, 18 anos depois. Esta lista de notáveis, pelo menos o ‘top-10’, conta ainda com U. Tomar (6), ‘Leões’ de Santarém e Ferroviários (5), Riachense, Cartaxo, Alcanenense, U. Almeirim, Rio Maior e Coruchense, todos com quatro conquistas.

Nesta ronda pela galeria de vencedores, registo para a Taça Ribatejo, competição dominada pelo Fazendense, que soma cinco conquistas, seguindo-se Tramagal, Riachense, Amiense e Coruchense, todos eles com três triunfos. A final desta época conta com Ferreira do Zêzere e Samora Correia e cada um tem duas Taças. Já em relação à Supertaça dr. Alves Vieira, o Torres Novas volta a assumir a liderança, com quatro, num topo ocupado ainda por Fazendense, Coruchense e Alcanenense, com três cada.

Para fechar esta contabilidade, importa olhar para o somatório de todas as provas de seniores da Associação de Futebol de Santarém e, aqui, temos novamente o Torres Novas na frente, com 16 títulos. O ‘top-10’ é formado por Coruchense (12), Cartaxo (11), Fazendense (11), Ferroviários (11), Tramagal (10), Alcanenense (10), Riachense (10), Alferrarede (9), U. Tomar (9) e Rio Maior (9).
Dimensão nacional – Enquanto o Torres Novas domina à escala distrital, não há dúvidas que a história coloca o União de Tomar como o clube do distrito de Santarém com o melhor palmarés. Para já, chegou onde mais nenhum chegou: à então designada 1.ª Divisão Nacional, onde conta com seis presenças. Para além disso, ganhou o campeonato da 2.ª Divisão, na época de 1973/74 (na foto, em baixo), e ainda o da 3.ª, em 1964/65. Neste patamar também há outros clubes ribatejanos na lista de vencedores, casos do U. Santarém, em 1974/75 e em 1984/85, e ainda do Coruchense, em 1953/54. Digno de registo foi, ainda, o título que o Fátima conquistou na também extinta 2.ª Divisão B, em 2008/09, o feito de maior relevo do futebol do distrito neste milénio. Também nessa época, nota para o Monsanto, do concelho de Alcanena, vencedor da Série D da 3.ª Divisão em duas ocasiões (2007/08 e 2010/2011).

Fotos Sport Club Ferreira do Zêzere/Facebook, Associação Desportiva Fazendense/Facebook, Clube Desportivo Torres Novas/Facebook e https://uniaotomar.wordpress.com/