LOCALPOLÍTICA

TOMAR – Autárquicas 2025. CDU reuniu com instituições culturais e educativas e aponta para «ausência de apoios financeiros» e «burocracia excessiva»

A Coligação Democrática Unitária reuniu com várias instituições do concelho de Tomar no âmbito das eleições Autárquicas que irão decorrer neste ano, sendo que o objetivo passa por «dar continuidade à auscultação às necessidades e desafios das entidades culturais, desportivas e educativas», refere uma nota de imprensa enviada para a Hertz. Nesse mesmo texto, é referido que «as instituições partilharam preocupações concretas que afetam a sua atividade diária, como a ausência de apoios financeiros adequados, a burocracia excessiva, a falta de reconhecimento do papel do movimento associativo, bem como a urgente necessidade de requalificação de infraestruturas, como telhados, janelas e pinturas interiores e exteriores. Foram ainda abordadas as dificuldades de recrutamento e estabilidade dos recursos humanos, os custos associados a eventos (como o pagamento à PSP para arruadas), o pagamento de IMI, e problemas específicos das escolas, como a carência de assistentes operacionais, a fraca conectividade digital e os constrangimentos nos transportes escolares entre as freguesias e a cidade».

A CDU acrescentou, nesse mesmo comunicado, que se destacaram-se também as atividades relevantes que cada entidade desenvolve, «desde o ensino da música, eventos desportivos e culturais, até à promoção da leitura e da identidade local, como no caso do regresso da Gala Templária Desportiva pela TomarIniciativas. A CDU valorizou o trabalho realizado por estas instituições, reafirmando o seu compromisso com uma política de democratização da cultura, do desporto e da educação, centrada na participação ativa das populações, na valorização do património local e na promoção de uma escola pública de qualidade, articulada com os valores da liberdade, da paz e da cidadania». O comunicado cita, ainda, Bruno Graça, candidato à Câmara de Tomar: “A CDU pauta-se por uma gestão participada, democrática e de proximidade. Estas reuniões reforçam a importância de escutar quem está no terreno e garantir que a cultura, o desporto e a educação não sejam vistos como extras, mas como pilares essenciais da vida comunitária. Reconhecemos o papel vital das associações e escolas na coesão do concelho e no desenvolvimento das suas populações.” «A CDU reafirma, assim, a sua determinação em continuar a ouvir as instituições e construir propostas realistas, sérias e comprometidas com o progresso cultural, educativo e social de Tomar», lê-se no mencionado texto.