REGIONAL

OURÉM – Papa Francisco visitou Fátima em 2017 e 2023. Paulo Fonseca e Luís Albuquerque recordam «legado» do Santo Padre

O Papa Francisco fica ligado a Fátima, considerado como o ‘Santuário do Mundo’. Numa altura em que se multiplicam reações de pesar à morte do Santo Padre, importa recordar as suas duas visitas a Fátima, quer em 2017, por ocasião da celebração do Centenário das Aparições, quer também em 2023, na altura da Jornada Mundial da Juventude, dois momentos marcantes para a comunidade local e que exigiram uma organização em que nada foi deixado ao acaso. Começamos pelo Centenário das Aparições. Na altura, Paulo Fonseca era o presidente da Câmara de Ourém. Em declarações à Hertz, o antigo autarca recordou aquela que foi «uma organização gigantesca», que se traduziu «na presença de um milhão de pessoas». Ficou, agora, o seu testemunho de admiração pela figura do Papa Francisco:

Em 2023, o Papa Francisco fez questão de voltar a visitar Fátima, mesmo quando a Jornada Mundial da Juventude decorria em Lisboa. A sua presença mobilizou um número também aproximado ao milhão de peregrinos, em mais uma organização digna de elogios. Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, também agora em declarações à Hertz, diz-se «profundamente agradecido» ao Santo Padre que, reforçou, «deixa um legado na Igreja Católica»:

Acrescente-se que a Câmara de Ourém aprovou um Voto de Pesar pela morte do Papa Francisco, deliberação que será comunicada ao Vaticano e também à Diocese de Leiria/Fátima, na pessoa do Bispo José Ornelas.

Fotos Paulo Fonseca e Município de Ourém, Facebook