O Presidente da Câmara Municipal da Golegã, Rui Medinas, e o Director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, assinaram um protocolo de colaboração para instalar na Golegã o Museu do Cavalo e do Carro de Cavalos. A Capital do Cavalo reforça, assim, a sua marca e identidade, recebendo aquele que será oficialmente o primeiro Museu do Cavalo em Portugal, ampliando desta forma a sua Rede de Museus.
Com este acordo, a Direcção-geral do Património Cultural assegura ao Município, através do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Nacional dos Coches, apoio técnico e científico na concretização deste projecto. Além da cedência de peças, ficaram também previstas a consultoria e o suporte nas áreas da conservação e restauro de colecções, programação de actividades e intercâmbios nacionais e internacionais.
Além do projecto do museu do Cavalo, o município da Golegã quer rentabilizar algumas das valências do Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres com o objectivo de criar no concelho as condições necessárias para a realização de Corridas de Cavalos com apostas. Rui Medinas refere, assim, outro projecto que o seu município pretende levar a cabo logo que seja criado um quadro legislativo para o sector.