TOMAR – Eis o ‘Sons na adega’! ‘Cultura, música e vinho’, num programa que valoriza o que de bom se faz pelo concelho (c/vídeo)

Cultura, música e vinho! Está apresentada a primeira edição da iniciativa ‘Sons na adega’, uma organização da Câmara de Tomar e de oito produtores do concelho nabantino, casos do Solar dos Loendros, da Adega da Gaveta, da Adega Casal Martins, do Santos & Seixo Wines, de Pedro Sereno, do Casal das Freiras, da Quinta da Alba e da Herdade dos Templários. Esta é uma ação que tem como principal objetivo a valorização do que de bom se faz por Tomar, neste particular em vinhos… que se aliam à cultura para um conjunto de concertos e outras expressões artísticas. A apresentação do ‘Sons na adega’ decorreu no Complexo Cultural da Levada, edifício da Moagem, altura em que Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar, ‘abriu a porta’ para esta iniciativa, elogiando aquilo que se faz no concelho. Em declarações à Hertz, a autarca disse que está em causa a valorização dos produtores locais. A sessão contou, ainda, com a renovação do protocolo entre a Câmara de Tomar e a Comissão Vitivinícola do Ribatejo, acordo este que irá permitir aos produtores nabantinos marcarem presença em feiras nacionais e internacionais. Hugo Cristóvão, presidente do Município, reforçou, precisamente, a importância desta parceria. Luís de Castro, presidente da Comissão Vitivinícola do Ribatejo, falou de uma porta aberta para que os produtores possam estar presentes em locais estratégicos e poder chegar a determinados mercados. Assista à reportagem em vídeo editado pela nossa redação.

Programa 2025
22 Março – Solar dos Loendros (prova de vinhos e espetáculo de fado);
5 de Abril – Adega da Gaveta (prova de vinhos e Cante Alentejano)
3 de Maio – Adega Casal Martins (prova de vinhos e danças romenas)
7 de Junho – Santos & Seixo Wines (prova de vinhos e espetáculo de fado)
5 de Julho – Pedro Sereno (prova de vinhos e espetáculo de fado)
4 de Outubro – Casal das Freiras (prova de vinhos e espetáculo de fado)
1 de Novembro – Quinta da Alba (prova de vinhos e Jazz)
6 de Dezembro – Herdade dos Templários (prova de vinhos e Gospel)
Cada iniciativa de ‘Sons na Adega’ começa pelas 18 horas, com duração de duas horas. Os ingressos têm um custo de 12 euros e podem ser adquiridos no cineteatro Paraíso, em Bol.pt ou nas adegas no dia do evento, sendo que há limitação perante a lotação de cada espaço.