CULTURAECONOMIA

OURÉM – Fátima está a ser ‘palco’ para os workshops internacionais de Turismo Religioso

A XII edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) teve início nesta manhã de quinta-feira, 6 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, reunindo representantes de 48 países e consolidando Fátima como um destino de referência no turismo religioso. Organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com o Município de Ourém, Turismo do Centro e Turismo de Portugal, o evento decorre entre os dias 6 e 7 de março em Fátima. A sessão de abertura contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, Purificação Reis, Presidente da Direção da ACISO, Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Jorge Sampaio, Presidente da Agência Regional de Promoção Turísticado Centro, Anabela Freitas, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro e Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. As intervenções centraram-se no impacto económico e cultural do turismo religioso, bem como as oportunidades de crescimento deste setor, em franca expansão. Luís Miguel Albuquerque, na sua intervenção, destacou a importância do Workshop Internacional de Turismo Religioso para a promoção de Fátima e do turismo religioso a nível nacional e internacional. O Edil sublinhou o papel do evento na dinamização económica e na valorização do património, cultura e gastronomia da região, referindo o crescimento do setor e os desafios a superar, como a qualificação do turismo e o aumento da permanência dos visitantes. O Presidente concluiu anunciando a presença de Ourém na Bolsa de Turismo de Lisboa e realçou o compromisso da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na promoção do território através de iniciativas complementares ao evento.

Seguiu-se a apresentação “Visit Portugal”, apresentada por Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, que destacou o património histórico, cultural e espiritual de Portugal, evidenciando os Caminhos de Fátima e de Santiago, os locais e as paisagens e a gastronomia de excelência como fatores distintivos do país no setor turístico. A sessão da manhã contemplou também a conferência “Turismo Religioso como Caminho de Paz e Fraternidade Humana”, reunindo representantes de diversas confissões religiosas para debater o papel do turismo religioso na promoção do diálogo intercultural e da compreensão entre diferentes tradições espirituais. Ao longo da tarde decorreram as já habituais Bolsas de contactos one-to-one meetings com vista à realização de negócios na área, bem como à criação e fortalecimento de contactos internacionais de âmbito turístico entre operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, bem como outros empresários do setor do turismo, especialmente vocacionados para o Turismo Religioso. A Bolsa de Contactos segue um modelo B2B com reuniões pré-agendadas de 15 minutos, permitindo a dinamização de negócios entre 130 suppliers nacionais e 122 buyers internacionais, num total de mais de 4.500 encontros em Fátima. www.cm-ourem.pt