Arrancou a 16 de dezembro o projeto “Aprender a ser saudável”, promovido pelo Município da Sertã e desenvolvido pela Associação Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, na área da Educação para a Saúde, com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade do centro de Saúde da Sertã.
È o segundo ano em que o projeto está no terreno: no ano letivo 2014/2015, o projeto foi implementado, numa ótica experimental, na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Castelo, a que se juntou, neste ano letivo, Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Cumeada. O projeto teve início com uma sessão para alunos e professores, em que foi explicado o que acontece quando comem doces, quando não escovam os dentes ou não os escovam convenientemente, assim como a importância de ter uma alimentação saudável, a importância de ter dentes saudáveis (para além da estética, evita uma série de doenças ligadas à garganta, esófago, estômago, podendo também perturbar a aquisição e desenvolvimento da fala).
A prevenção é a base primordial do projeto e, nesse sentido, serão implementadas, ao longo do ano, ações complementares à escovagem dentária, como sendo ações de sensibilização para a saúde oral e alimentação saudável, ações de controlo da placa bacteriana e escovagem acompanhada. O principal objetivo prende-se essencialmente com a melhoria da higiene oral das crianças, através da interiorização de conceitos básicos sobre cárie dentária e patologias associadas, regras básicas sobre a escovagem dos dentes e a sua realização diária, bem como a higienização de toda a cavidade oral e benefícios de uma alimentação saudável. A implementação do projeto “Aprender a ser saudável” surge como complemento dos programas “Regime de Fruta e Hortícolas Escolar” e “Heróis da Fruta”, que almejam a redução da obesidade infantil e doenças associadas, como a diabetes e o colesterol.
Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã: “A prevenção assume uma relevância cada vez maior patente na preocupação em incutir hábitos saudáveis às crianças desde cedo. Previne-se hoje para evitarmos problemas amanhã”. www.cm-serta.pt