A candidatura “Formar uma Geração!”, liderada por Ricardo Rato, impugnou as eleições da comissão política e mesa da JSD Distrital de Santarém. No documento de impugnação, composto por um articulado com 143 Artigos, suportado por diversos documentos de prova, são apresentadas as razões para a anulação do acto eleitoral ocorrido no passado dia 12 de Dezembro, em que foi eleito o tomarense Tiago Carrão para a liderança da Juventude Distrital.
O documento refere ainda um conjunto de irregularidades que são apontadas pela candidatura “Formar uma Geração!”, ocorridas nas eleições das secções concelhias do Sardoal e de Vila Nova da Barquinha, concelhias onde – afirma – foram “reactivadas ilicitamente (por não terem militantes suficientes), com o único propósito de votarem na lista liderada por Tiago Carrão”.
Também é referida a situação grave da concelhia de Benavente, «onde os 10 delegados não tiveram oportunidade de participar no congresso, uma vez que a mesa da Distrital decidiu não realizar as eleições para os delegados». Neste mesmo texto enviado para a redacção da Hertz, a candidatura “Formar uma Geração!” recorda ainda que «a concelhia de Benavente tinha já declarado o seu apoio incondicional à candidatura de Ricardo Rato, o que torna este acto da mesa cessante da distrital, cujo presidente é o recém-eleito presidente de mesa apoiado por Tiago Carrão, e classifica está situação como “um dos maiores atentados contra a liberdade democrática de uma juventude partidária no distrito”».