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A IV Semana da Educação começou esta segunda-feira no Teatro Municipal de Ourém e até ao final da presente semana vai promover uma extensa e interessante programação, assumindo como tema central a “Reflexão e Ação para uma Escola Transformadora”. Esta iniciativa tem como objetivo refletir sobre os desafios e a transformação do ensino, num confronto de ideias capaz de inspirar práticas que respondam aos desafios do futuro, consolidando o papel da educação como agente de inovação responsável pela construção de um amanhã melhor para todos. A quarta edição da Semana da Educação vai percorrer diferentes espaços e estabelecimentos de ensino concelhios, envolvendo alunos, professores e técnicos especializados, para debater conceitos como Inteligência Artificial, Migrações e Inteligência Emocional, possibilitando novas e inovadoras perspetivas educacionais. A abertura da IV Semana da Educação decorreu na Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém, com a apresentação de uma performance de dança por alunas da Academia de Dança Arabesque. Após esta exibição, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, dirigiu a Sessão de Abertura da iniciativa, felicitando todos os participantes e intervenientes na organização de um projeto que a autarquia valoriza, já que para promover uma “educação de excelência” é necessário partilhar conhecimentos e apostar em formação. O Edil sublinhou a importância da educação como “um dos pilares fundamentais da democracia”, e nesse contexto a Câmara Municipal tem desenvolvido um conjunto de projetos e intervenções para beneficio de toda a comunidade educativa. Antes dos painéis temáticos definidos na programação da IV Semana da Educação, houve espaço para um conjunto de alunos migrantes que frequentam estabelecimentos de ensino concelhios, apresentarem à plateia as suas experiências letivas e de integração na nossa comunidade. Com diferentes proveniências, idades e idiomas, o balanço é claramente positivo, já que apesar das dificuldades naturais do contacto com novas realidades e referências culturais, todos apontaram um fácil processo de integração, com um acolhimento facilitado por toda a estrutura educativa, com destaque para o papel desempenhado por professores e colegas. Aqui, Luís Miguel Albuquerque manifestou o seu regozijo e orgulho pelos depoimentos apresentados, reforçando que o Município de Ourém é um concelho que sabe acolher e que respeita todos aqueles que o escolham para construir um futuro melhor. Seguidamente, a professora universitária, consultora e especialista em educação, Nádia Ferreira, deu o pontapé de partida com um painel intitulado “O Novo Paradigma Educacional: O Papel Transformador dos Agentes Educativos”. Aqui foram abordados temas como os desafios e oportunidades que as realidades atuais oferecem, com destaque para os processos de acolhimento e inclusão de alunos migrantes, a transição geracional de profissionais do ensino e a monitorização e sustentabilidade necessárias na implementação de novos processos educacionais. O painel seguinte versou sobre “Inteligência Artificial – Ética, Desafios e Oportunidades” e o orador Mário Campolargo discutiu com a audiência as características da “sociedade hiperconectada” que vivemos, com todos os riscos e benefícios associados. O professor e especialista no domínio digital lembrou que as tecnologias têm hoje um enorme impacto social com capacidade para afetar a estrutura das sociedades, o que implica discernimento e raciocínio crítico que incentive um “desenvolvimento digital assente em valores e princípios”. O último painel do dia foi apresentado à distância por João Covaneiro, que abordou com os presentes a “Criação de Comunidades de Prática de Inteligência Artificial na Educação”. Esta apresentação reforçou o enorme potencial das ferramentas de inteligência artificial, com recurso a exemplos práticos de aplicação destas ferramentas em contexto educativo. Além do orador convidado, também duas docentes que que participam numa formação ministrada por João Covaneiro (Alexandra Santos do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e Helena Reis do Centro de Estudos de Fátima) apresentaram exemplos reais de utilização de inteligência artificial na sala de aula, refletindo sobre os benefícios e o espírito crítico necessário para a obtenção de resultados credíveis. A IV Semana da Educação vai ter continuidade já amanhã com a realização do “Simpósio de Infância e Juventude” e com a concretização de um conjunto de atividades dirigidas a toda a comunidade educativa até à próxima sexta-feira. Além dos muitos participantes que acompanharam o primeiro dia desta iniciativa, também os Vereadores Isabel Costa, Rui Vital, Micaela Durão, Humberto Antunes e Cília Seixo marcaram presença neste evento, assim como diretores de estabelecimentos de ensino concelhios, professores, técnicos da área educativa, Presidentes de Juntas de Freguesia e representantes das forças de segurança locais. O programa completo da IV Semana da Educação pode ser consultado em https://www.ourem.pt/evento/iv-semana-da-educacao/