Os Independentes promoveram uma conferência de imprensa, ao inicio da noite desta segunda-feira, onde abordaram a polémica em torno da Junta Urbana, nomeadamente o Orçamento para 2016 e ainda o funcionamento do Posto dos CTT no edifício de Santa Maria dos Olivais. Pedro Marques, vereador na Câmara de Tomar e o rosto principal dos IpT, esteve acompanhado por José Pedro Vasconcelos e Joaquim Palricas, eleitos, precisamente, na Junta Urbana. E ficaram críticas dirigidas a Augusto Barros, presidente de São João Baptista/Santa Maria dos Olivais, acusado de «falta de diálogo e de não cumprir com os pressupostos acordados com o movimento que viabilizou uma maioria na Junta». Os Independentes abordaram, em concreto, as razões que levaram à rejeição do Orçamento e Plano, lamentando o facto de nunca terem sido chamados a participar na elaboração do documento. Joaquim Palricas falou mesmo em «desprezo» por parte de Augusto Barros e deu o exemplo das verbas para a área social.
O Posto dos CTT mereceu, também, uma ampla referência, com os Independentes a recordarem as razões que levaram à apresentação da moção que exige o fecho do posto dos CTT até final do ano. José Pedro Vasconcelos, presidente da Assembleia de Freguesia, abordou algumas das cláusulas do contrato com os Correios, artigos esses que, lamentou, são ignorados pelo presidente.
O presidente dos Independentes, Pedro Marques, que ainda não tinha sido informado oficialmente sobre o fim da coligação com o Partido Socialista na Junta Urbana, disponibilizou-se, ainda, para viabilizar um orçamento mas que seja o resultado do diálogo entre todas as forças políticas com assento na freguesia. Assista à conferência de imprensa, na íntegra, através do vídeo editado pela Hertz.