Teve lugar a Cerimónia de atribuição das Bolsas de Estudo do Município de Mação e entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do passado ano letivo. Foi também entregue o Prémio Gonçalo Matos ao aluno com a melhor média de acesso ao ensino superior do Concelho. A Cerimónia teve lugar às 18h00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.
Bolsas de Estudo – A Câmara Municipal de Mação atribui anualmente, desde 2004, bolsas de estudo a jovens do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior. As bolsas são atribuídas a alunos que ingressam no ensino superior público e a posterior renovação das bolsas dos alunos até que concluam os seus Cursos sem reprovações. Este ano o Município atribuiu 8 novas bolsas e 10 renovações de bolsa pois, após deliberação em Reunião de Câmara, foi determinado pelo Executivo atribuir 18 Bolsas anualmente até ao final do mandato sendo o número de novas Bolsas determinado pelo número de renovações. São 18 alunos do ensino superior público que contam com o apoio da sua Autarquia. Foram já mais de meia centena os alunos apoiados nos últimos anos pela Autarquia Maçaense. O valor de cada bolsa é de 150€ mensais, pelo período de 10 meses.
Na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu que “esta iniciativa da Câmara Municipal de Mação, importante para muitas famílias, veio exatamente tentar aliviar o enorme encargo financeiro para as famílias que têm um filho, ou mais, a estudar fora durante alguns anos. É, simultaneamente, um claro investimento no enriquecimento do percurso escolar e formação dos jovens do Concelho, contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”. As Bolsas de Estudo são atribuídas por Concurso, sendo atribuídas de acordo com o rendimento per capita comprovado.
Prémios de Mérito Escolar – Com os Prémios de Mérito, a Câmara Municipal de Mação brinda também os melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário que estudam em Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar. Os Prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e foram entregues, respetivamente, a Rodrigo Calado e Raquel Parente que terminaram os seus ciclos com média de 5 valores. O prémio do Ensino Secundário é de 500 euros e foi atribuído a Joana Mousaco que concluiu o ensino secundário com média de 18 valores. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela EB 2,3/S de Mação. O Diretor do Agrupamento de Escolas, José Almeida, referiu a importância do esforço exemplar da Autarquia e reconheceu o mérito dos alunos com as melhores médias, sublinhando a importância de as famílias também contribuírem para este sucesso pois são um dos pilares fundamentais das crianças e jovens.
Prémio Gonçalo Matos – O Prémio Gonçalo Matos premeia a excelência e tem o nome do aluno do Concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição dos Prémios. Cada ano o prémio é atribuído ao aluno com residência no Concelho, mesmo não sendo estudante em Mação, que tenha a melhor média de entrada no Ensino Superior. Quando a média do jovem Gonçalo Matos for ultrapassada o Prémio receberá o nome do aluno que a superar, o que, apesar do 18 de média ainda não aconteceu este ano, tendo a médio do Gonçalo Matos sido de 19.1 valores. O valor do Premio Gonçalo Matos é de €500 e foi entregue a Joana Mousaco pelo próprio que está a fazer Doutoramento na Universidade de Oxford estando agora em Mação a passar a quadra natalícia. www.cm-macao.pt