O Auditório do Edifício-Sede do Município de Ourém acolheu, na tarde de 31 de janeiro, a reunião do Plenário do Conselho Local de Ação Social de Ourém (CLASO), plataforma de coordenação entre entidades públicas e privadas que atuam no concelho de Ourém na área da ação social. Presidida por Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, a sessão contou com a presença da Vereadora Micaela Durão, de Cíntia Silva, em representação da Segurança Social, e de António Castanheira, chefe do Serviço de Ação Social e Saúde, além de representantes das diversas instituições multissetoriais que compõem o CLASO. O encontro arrancou com a apresentação de informações no âmbito social, nomeadamente a comunicação de que os Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 5G (CLDS-5G) terão início de atividade no dia 10 de março de 2025. Foi ainda divulgada a nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025-2030 (ENIPSSA). A nova ENIPSSA apresenta um conjunto de respostas mais flexíveis, diferenciadas e adequadas a cada tipologia, tendo em conta a distinta caracterização e heterogeneidade das pessoas em situação de sem-abrigo. Foram ainda divulgadas as próximas atividades a decorrer no Município de Ourém, tais como:
- Colheita de Sangue – dia 4 de fevereiro;
- Semana da Educação – de 10 a 14 de fevereiro;
- Simpósio de Infância e Juventude – dia 11 de fevereiro;
- Carnaval Sénior 2025 – dia 3 de março (as entidades do grupo de envelhecimento interessadas poderão inscrever-se até ao dia 17 de fevereiro de 2025).
Na Ordem de Trabalhos, foi apresentada a análise e emissão de pareceres sobre as candidaturas à Creche e à Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens, pela Fundação Arca da Aliança.