A Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere aprovou o maior orçamento de sempre da história do concelho, num total de 26,6 milhões de euros, para o ano de 2025. O Partido Socialista votou favoravelmente enquanto PSD e CDS optaram por se abster. «Este orçamento reflete o trabalho do executivo em maximizar os fundos captados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e União Europeia, entre outros programas nacionais. Um dos principais investimentos será a construção da nova Escola Pedro Ferreiro, com um valor aproximado de 13 milhões de euros. Na área habitacional, estão previstos cerca de 8 milhões de euros para reconstruir 8 fogos de habitação social e construir 44 novos fogos com rendas controladas, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. Alocados à reabilitação do Centro de Saúde estão ainda cerca de 800 mil euros», refere uma recente nota de esclarecimento do Município. «No setor cultural, o Cineteatro Ivone Silva e o Centro Cultural Alfredo Keil receberão cada um 150 mil euros para modernização, financiados pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. Além disso, após a descoberta de importantes achados arqueológicos, nas obras da Torre Pentagonal, vai proceder-se à musealização desta, procurando também financiamento para os cerca de 500 mil euros associados à empreitada que permitiu passar as infraestruturas elétricas para o subsolo de Dornes. Destaque, ainda, para o contrato de comodato celebrado com a família Keil, para que venha para Ferreira do Zêzere parte do seu espólio, estando já projetado o espaço museológico para a respetiva disponibilização à comunidade, cujo financiamento está garantido via Portugal (PT) 2030», acrescenta o mesmo texto.
«O município continua a apostar fortemente no turismo com atualização do site Visit Ferreira do Zêzere e Clube de Produtores, a par com a criação de merchandising do concelho, disponível para venda nos Postos de Turismo. Neste setor salientam-se ainda os eventos Viver Ferreira do Zêzere, Festival Z e Festivais Gastronómicos que pretendem atrair ao concelho cada vez mais visitantes, para que, tal como os residentes, possam desfrutar de tudo o que a nossa região tem para oferecer. Também o Centro de Interpretação de Biodiversidade, avaliado em 400 mil euros, já teve financiamento pelo PT 2030. Junta-se ainda ao leque de investimentos a melhoria das infraestruturas da praia fluvial da Bairrada e Bairradinha, cuja candidatura foi aprovada, e representa um investimento de 700 mil euros. O município encontra-se ainda a negociar com o proprietário a transferência dos terrenos da Gruta de Avecasta para o domínio municipal, com vista à sua valorização e preservação», reforça a autarquia. «No apoio às empresas e empreendedores, o futuro espaço polivalente constituído por incubadora, espaço de cowork e salas multifuncionais, designado por: “FZ Innovation Hub”, na antiga escola de Pias, será uma realidade, assim como o espaço coworking na Central de Camionagem de Ferreira do Zêzere, em fase de conclusão. Na área do desporto terão lugar a requalificação da Piscina Municipal, com foco na eficiência energética e a transformação do Pavilhão 2000 num espaço multiusos moderno, com ginásio, salas de eventos, salas polivalentes e todos os espaços a que a Federação de Futebol exige, para o nível competitivo que o clube concelhio ocupa no panorama nacional. O executivo captou ainda cerca de 1,2 milhões de euros através do PT 2020 e garantiu financiamento para várias obras no âmbito do PT 2030. Entre os projetos estão a requalificação de arruamentos, a ampliação do cemitério, a valorização de Dornes e intervenções no património natural», acrescenta o Município.
Para o Presidente da Câmara, Bruno Gomes, este orçamento reflete uma visão estratégica para posicionar Ferreira do Zêzere como um concelho inovador, sustentável e de excelência, com a requalificação urbana, a preservação e construção de equipamentos fundamentais e a expansão industrial e comercial. “Desta forma potenciamos um território solidário, singular, com qualidade de vida, criativo, apelativo e com novas oportunidades em todas as freguesias do concelho”, afirmou.