A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar, assinala, nesta quarta-feira, 25 anos de existência. Profissionais formados na ESTA irão partilhar com atuais alunos a experiência que viveram, naquele que será mesmo um dos momentos do evento que assinala o aniversário. Essa será uma oportunidade para refletir sobre a importância da instituição na construção de uma sociedade mais capacitada e competitiva, enquanto se projeta um futuro ambicioso. A sessão de abertura está agendada para as 14h30. A diretora da ESTA, Olinda Sequeira, estará acompanhada pelo presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), João Coroado, e pelo presidente da Associação de Estudantes da ESTA, Rúben Filipe, numa mesa que conta também com a participação de Celeste Simão, vereadora da Educação do Município de Abrantes. «Desde o início que a autarquia tem criado as condições para o funcionamento da ESTA, tanto ao nível de instalações como na colaboração com diferentes iniciativas e projetos.
Olinda Sequeira explica a importância de se assinalar os 25 anos da instituição: “Este evento é uma demonstração daquilo que se faz na ESTA e da importância que tem na qualificação de recursos humanos.” Por isso, um dos momentos altos da tarde, agendado para as 15h30, será a conversa com vários profissionais formados nesta instituição de Ensino Superior Politécnico, que serão convidados a partilhar a sua experiência enquanto estudantes, mas também a explicar como a formação que tiveram na ESTA contribuiu para as suas carreiras», refere uma nota informativa da Escola.
Este aniversário simboliza não apenas uma história de dedicação, mas também o compromisso contínuo com a qualidade do ensino e com a transformação social. “O conhecimento e a capacidade de análise crítica, suportada pelo conhecimento, é um dos fatores distintivos para atingir índices de maior competitividade e o principal condutor para a realização de uma sociedade holística. E o saber, o conhecimento transmitido nesta Escola, tem contribuído para uma sociedade mais capacitada para os desafios presentes, e que englobam grandes transformações do foro socioeconómico” – sublinha Olinda Sequeira. Comprovando a importância que a inovação e a tecnologia têm nas diferentes áreas de formação em que a ESTA tem vindo a apostar, pelas 17h30 decorrerá uma sessão sobre “Inteligência Artificial – O Impacto na Sociedade”. São oradores Amílcar Cardoso, da Universidade de Coimbra, Rúben Marques, da Muvu Technologies, e Fernando Reino da Costa, CEO & Managing Partner da Unipartner. Esta empresa assinará um protocolo com a ESTA, juntando-se a diversos organismos e instituições que, ao longo de 25 anos, têm sido parceiros fundamentais na ligação com o mercado de trabalho e com a comunidade.
Olinda Sequeira recorda que, durante estes 25 anos, a Escola que atualmente dirige tem sido uma instituição pautada pela responsabilidade, acrescentando que “a ESTA é o sinónimo da democratização do Ensino Superior”. Para além de estudantes oriundos de todos os pontos do país e ilhas, a ESTA acolhe estudantes internacionais que aqui fazem a sua formação. Atualmente, contabilizam-se 277 alunos nas Licenciaturas, 178 em Cursos Técnicos Especializados (Tesp) e 23 em Micro-Credenciações. Com estúdios e laboratórios no Tecnopólo, em Alferrarede, e com aulas divididas por três edifícios, a diretora sublinha que a ESTA “precisa de novas instalações para poder acolher mais alunos, para poder continuar a ir mais além, e de forma assertiva e com a dedicação de docentes altamente qualificados, funcionários e colaboradores externos, formar e capacitar mais jovens para o mercado de trabalho”. Foto Município de Abrantes, Facebook