Início REGIONAL ABRANTES – Saúde oral escolar: parceiros renovam protocolo que cria condições para...

ABRANTES – Saúde oral escolar: parceiros renovam protocolo que cria condições para aplicação de selantes de fissura e tratamento dentário

Foi aprovada a renovação do protocolo de parceria do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) para o ano letivo de 2024/2025, de acordo com a informação presente ao Executivo na reunião de 29 de outubro. Trata-se de um programa preventivo que tem a finalidade especifica de contribuir para reduzir os níveis de cárie dentária na dentição permanente dos adolescentes. Desde o ano letivo 2008/09 que o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, através do Centro de Saúde de Abrantes, em parceria com o Município e os dois agrupamentos escolares do concelho, assegura o acesso do PNPSO a alunos referenciados das escolas EB1, através do protocolo para aplicação de selantes de fissura e tratamento dentário, no âmbito da saúde oral escolar. Com vontade expressa das partes envolvidas, o protocolo tem vindo a ser renovado ao longo dos anos, sempre com resultados positivos. No âmbito do protocolo, compete à Câmara Municipal assegurar o transporte das crianças, sendo que em alguns casos o mesmo é realizado pelas juntas de freguesia, através de contratos interadministrativos, na vertente dos transportes escolares.
No ano letivo transato, das 170 crianças referenciadas previamente, foram efetivamente consultadas 150 crianças, nascidas em 2013 e 2016. Por diversos motivos, algumas consultas foram canceladas, tendo sido reagendadas no decorrer do ano letivo. O gabinete de saúde oral da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Abrantes funciona na Extensão de Saúde de Alferrarede.