O Teatro Municipal de Ourém recebeu uma sessão dedicada aos docentes que neste novo ano escolar vão lecionar no concelho, assinalando deste modo a abertura oficial do ano letivo no Município de Ourém. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal foi antecedida de outra ação dedicada ao pessoal não-docente, «numa clara postura de envolvimento e valorização do papel dos professores e dos assistentes operacionais que diariamente contribuem para a formação académica, social e humana das nossas crianças e jovens», refere uma publicação do Município oureense. A sessão subordinada ao tema “Desafios e Perspetivas para a Educação” contemplou exibições de âmbito cultural, momentos formativos e ainda uma homenagem aos docentes aposentados no ano letivo transato. Após a abertura da sessão com um momento musical pelo professor de guitarra da Ourearte, Vasco Vilarinho, seguiram-se as intervenções oficiais. Aqui, a Diretora do Centro de Formação “Os Templários”, Sara Mocho, sublinhou a pertinência e importância desta iniciativa no acolhimento de novos professores, permitindo uma visão genérica do território e do contexto educativo concelhio. Também Pedro Florêncio, Delegado Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, enalteceu a relevância do momento e destacou algumas das medidas implementadas com o intuito de valorizar a carreira dos docentes, sublinhando que “os professores mudam vidas”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, encerrou o momento dedicado às intervenções oficiais com um breve retrato do concelho de Ourém e com desejos de um bom ano letivo, já que, segundo o autarca, “a educação é um dos pilares fundamentais do nosso futuro”. Seguidamente confirmou a contratação de 31 novos assistentes operacionais para os estabelecimentos escolares concelhios (além de 6 que serão contratados a curto prazo), e congratulou-se com o facto de neste momento praticamente todos os professores necessários estarem já colocados no nosso concelho. Luís Miguel Albuquerque lembrou ainda as várias competências assumidas pelo Município no que diz respeito à Educação, como é exemplo a alimentação dos alunos, as Atividades de Enriquecimento Curricular, os apoios de Ação Social, além dos vários investimentos concretizados na melhoria das condições físicas das escolas. Neste âmbito, anunciou a realização de empreitadas nas escolas de Amieira e de Boleiros ainda no decorrer deste ano letivo, além da realização de projetos para a construção de edifícios de apoio no Centro Escolar da Caridade e Beato Nuno. O Presidente da Câmara sublinhou ainda o amplo projeto de requalificação da Escola Básica 2.3 D. Afonso, IV Conde de Ourém promovido pelo Município e a conceção em curso do projeto de execução do futuro Centro Escolar Fátima Estádio. A finalizar, Luís Miguel Albuquerque lembrou o aumento considerável de alunos que se regista no concelho, reafirmando que a “autarquia está atenta e disponível para responder às necessidades mais urgentes”, numa política de ação que tem como principal objetivo “favorecer o futuro dos nossos alunos”.
Esta sessão de abertura do ano letivo contou com duas conferências, sendo a primeira subordinada à “Inovação Social e Educação”, com uma intervenção protagonizada por Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. O orador apresentou vários dados sobre o programa “Inovação Social”, elencando os desafios que se verificam nesta matéria em Portugal e no mundo. Após um resumo dos objetivos e do percurso já trilhado, apresentou vários projetos apoiados pelo programa “Inovação Social”, com destaque para aqueles que se aplicam ao ensino e que facilitam a aprendizagem, além de promoverem uma redução das desigualdades existentes nas salas de aula. A outra conferência teve como tema “IA na Educação: Desafios, Oportunidades e Preocupações” e foi dinamizada por Marco Neves, especialista e consultor em Inteligência Artificial e Educação. A apresentação permitiu compreender a evolução histórica da inteligência artificial, “tecnologia criada para amplificar a inteligência humana”, e abordar a integração destas ferramentas no ensino sem colocar em risco a aprendizagem dos alunos. Marco Neves defendeu que é necessária uma perceção clara destas tecnologias para uma integração e utilização que não elimine os processos básicos de aprendizagem, consciencializando todos para alguns dos riscos inerentes e para os grandes desafios que a inteligência artificial impõe ao mundo.
Como já é hábito, a sessão de abertura oficial do ano letivo em Ourém permitiu também homenagear os docentes aposentados no ano letivo 2023/2024 (Marcos António Almeida da Costa Lima e Maria Natércia Neves dos Reis do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém; Gracinda dos Santos Pereira do Agrupamento Escolas de Ourém; Maria Margarida Vieira da Costa do Agrupamento Escolas de Caxarias). Também foram homenageados, mas não puderam estar presentes, Rui Manuel Freitas Piríco (Agrupamento de Escolas de Ourém), Aguinaldo Santos Faria (Colégio Sagrado Coração de Maria), João Manuel da Costa Nunes Ribeiro (Agrupamento de Escolas Conde de Ourém), Maria do Rosário da Silva Ribeiro (Centro de Estudos de Fátima), Maria José Leal Fernandes e Maria Serafina Paisana (Agrupamento de Escolas Conde de Ourém).
A sessão encerrou com um momento de dança protagonizado por alunas da Academia de Dança Reme Rodríguez e contou com a presença do Executivo Municipal, entre várias individualidades e representantes de entidades oficiais. www.cm-ourem.pt