Já são conhecidos os vencedores dos Concursos Nacionais de Bolo Rei, Frutos Secos e Doces de Fruta que o Centro Nacional de Exposições, em Santarém e a Qualifica / OriGIn Portugal promoveram no mês de Dezembro. O “Bolo Rainha” produzido pela “Pousadinha” (pousadinha@sapo.pt), empresa de Tentúgal, distrito de Coimbra, foi considerado “O Melhor dos Melhores” na 4ª edição do Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, evento que decorreu no no passado dia 3 de dezembro.
Esta competição teve como objetivo:
•Motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença dos doces de Natal tradicionais;
•Divulgar os genuínos Bolos Rei Tradicionais Portugueses bem como outros doces tradicionais e típicos da época do Natal;
•Possibilitar ainda a valorização de outros bolos ou doces, tradicionais ou de base tradicional resultante da utilização de matérias-primas locais ou nacionais e que possam ser associados à época de Natal.
O “Doce Extra de Tamarilho Casa de Encosturas”, produzido pela Casa de Encosturas (geral@casadeencosturas.com), empresa de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, destacou-se no 4º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses ao obter o prémio “Melhor dos Melhores”. Realce também para o “Negro de Torres Novas” produzido pela empresa “Esteiros” (esteiros.ribatejo@gmail.com), de Torres Novas, distrito de Santarém, ao ser distinguido com “O Melhor dos Melhores” no 4º Concurso Nacional de Frutos Secos. Estas iniciativas, que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/OriGInPortugal, tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Com a promoção desta atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses. Os concursos decorreram no âmbito da 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo e de outras ações como os Concursos Nacionais de Queijos, de Enchidos, Ensacados e Presuntos, de Carnes Qualificadas, de Mel, de Azeite Virgem Extra, de Doçaria Conventual e Popular, de Conservas de Pescado, de Pães, Broas, Folares e Bôlas, de Licores, de Azeitonas de Conserva, de Ervas Aromáticas e de Sal, de Vinagres e de Chocolates e do Salão Prazer de Provar.
As listas completas de premiados podem ser consultadas em www.cnema.pt e www.concursosnacionais.pt