Início DESPORTO MÉDIO TEJO – Eis a terceira edição do Congresso do Desporto! Reflexão,...

MÉDIO TEJO – Eis a terceira edição do Congresso do Desporto! Reflexão, análise e caminhos são alguns dos ‘ingredientes’ (c/vídeo)

Está apresentada a terceira edição do Congresso do Desporto, iniciativa que se estende aos onze concelhos que compõem o Médio Tejo e que ‘olha’ para temas da atualidade desportiva, com a presença de oradores de renome e até mesmo de atletas de dimensão internacional que irão deixar os seus testemunhos. O Congresso do Desporto, que já começou nesta quarta-feira com um Fórum em Ferreira do Zêzere, será dividido ainda pelos dias 27 e 28 de Setembro, para além de 4 e 5 de Outubro. Do programa fazem ainda parte outros fóruns, a exemplo da realização em Ourém, a 14 de Setembro, no Sardoal, no dia 18, e em Tomar, a 21 deste mesmo mês. A apresentação, essa, decorreu no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, onde marcaram presença autarcas dos onze concelhos envolvidos. Fernando Freire, presidente da autarquia barquinhense, foi o anfitrião da sessão e aproveitou para elogiar a dinâmica e envolvência da comunidade. Ourém é uma das novidades deste Congresso. Luís Albuquerque, presidente da Câmara, falou de um desafio que faz todo o sentido. O concelho de Sardoal é outro dos reforços para esta edição. O presidente daquela autarquia, Miguel Borges, não teve dúvidas em apontar o desporto como algo «muito importante», isto numa sociedade onde cada vez «há menos tempo». O município de Tomar esteve representado pela vereadora Rita Freitas. O território nabantino é outras das estreias neste evento.

Ficaram algumas referências aos impactos positivos da prática desportiva. Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, apelou à boa prática desportiva, referindo que este Congresso irá ter contributos positivos. Seguiu-se Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, que quis começar por agradecer a todos quantos, de forma voluntária, têm contribuído para o sucesso do Congresso. Alexandre Pires, vice-presidente da Câmara de Alcanena, abordou a importância do desporto na sociedade atual. Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, quis deixar um desafio para esta e futuras edições, ou seja, precisamente a fixação de pessoas, atração que tem como um dos expoentes a oferta cultural e desportiva que é proporcionada. Luís Silva, vice-presidente da Câmara de Torres Novas, quis começar por elogiar o papel de alguns dos nomes que fazem crescer o Congresso do Desporto. Jorge Faria, presidente da Câmara do Entroncamento, agradeceu, também, a todos quantos têm dado o dinamismo a este evento que, referiu, tem impacto muito positivo na região.