O executivo camarário de Vila de Rei aprovou, em reunião ordinária realizada a 1 de Dezembro, o Plano Integrado de Dinamização e Promoção do Livro e da Leitura, que inclui as actividades calendarizadas pela Biblioteca Municipal José Cardoso Pires para o ano de 2016. Ao longo de todo o ano, o hall da Biblioteca Municipal vai receber diversas e diferentes exposições, que são já um grande atrativo para os seus visitantes. Atualmente, encontram-se expostos os presépios participantes na categoria de Presépios Tradicionais do IX Concurso de Presépios de Vila de Rei, para votação pública, e a Venda de Natal do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação Garcia.
Foram igualmente aprovadas diversos programas complementares, como a Biblioterapia (dinamização de atividades semanais na Fundação Garcia e Unidade de Cuidados Continuados, num processo interativo onde a leitura é utilizada como auxílio na reabilitação de pessoas portadores de algum tipo de patologia), Circuitos-Aventura, Atelier Agulha Dourada e Saraus Intergeracionais (celebração de datas específicas com a participação das crianças do Concelho e/ou utentes das IPSSs).
As instalações da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires servirão ainda como base para as Férias Desportivas de Carnaval, Verão e Natal de 2016, onde os jovens Vilarregenses irão desenvolver diversas atividades lúdicas, ocupando da melhor forma os tempos livros criados com as suas férias escolares.
No ano de 2016, a Biblioteca vai continuar também a desenvolver a Hora TIC, com sessões práticas de novas tecnologias da informação, com formações que englobam a abordagem às temáticas de Word, Excell, Imagens, Internet e Documentos Oficiais: Curriculum Vitae e Carta de Apresentação. A Biblioteca Municipal irá ainda desenvolver uma série de atividades ao longo do ano, estando já a preparar uma nova edição da Ação de Formação “Encontros Documentais”, este ano subordinado à temática “Diálogos Intergeracionais – Novos Desafios”. A primeira sessão, com o tema “Arquivos” como plano de fundo, vai ter lugar já no próximo dia 26 de Janeiro.
O vereador do pelouro da Cultura, Jorge Tavares, refere que “a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, vai, durante o ano de 2016, continuar a sua missão de estimular e criar hábitos de leitura, reforçando a sua importância na formação individual e coletiva, fomentando a imaginação e procurando dar toda a informação necessária para a divulgação cultural aos diversos públicos que procuram as nossas instalações, num universo de mais de 6.000 utilizadores anuais.”