No próximo sábado, dia 17 de agosto às 17 horas, a Delegação de Azinhaga da Fundação José Saramago, terá uma sessão de Clube de Leitura através do livro “Levantado do Chão”, de José Saramago, dinamizada por Álvaro Curia e Ludgero Cardoso, do projecto Literacidades. A entrada é livre. O Literacidades é um dos maiores perfis generalistas portugueses no Instagram dedicados à divulgação literária. Primeiramente, a ideia principal era associar livros a diferentes cidades. No entanto, percebendo que essa iniciativa implicaria realizar várias viagens, pelo menos numa primeira fase, decidimos concentrar-nos na nossa própria cidade, o Porto. Com o passar do tempo, o Literacidades cresceu significativamente e expandiu os seus horizontes para além do Porto, incluindo outras cidades, países e novas culturas nos seus percursos. Além de compartilharmos as nossas experiências de leitura, também realizamos sorteios, promovemos concursos relacionados a livros e várias leituras conjuntas, como por exemplo, dos vencedores do Prémio José Saramago. Durante a pandemia organizamos várias lives com renomados escritores, como Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto, Itamar Vieira Júnior, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Joana Bértholo, entre muitos. O Literacidades mereceu já a atenção de vários órgãos de comunicação, como o JN, o Público, o portal Sapo, a Time Out, Visão e RTP Madeira. Colaboramos com o blogue e revista da livraria Wook, o Wookacontece e estamos presentes em vários locais e eventos, como convidados, falando sempre da democratização do livro, da leitura e do ato de ler.
Temos presente a divulgação e a promoção da leitura, conscientes de que é útil encontrar estratégias que tornem a literatura uma atividade atrativa, encontrando futuros leitores nas redes digitais.
Álvaro Curia:
Sempre que tenho de redigir uma pequena nota biográfica, o conflito instala-se: professor, jornalista, historiador, produtor de conteúdo digital. Qual destes virá primeiro? Opto, como sempre, por uni-los: sou um observador e um leitor atento do que me rodeia. Doutorei-me com uma bolsa da FCT, dou aulas de Português Língua Estrangeira em duas Universidades, sou cofundador do Literacidades no Instagram e já trabalhei em vários órgãos de comunicação social. Atualmente, colaboro com a Wook na produção de conteúdo para a sua revista e blog literários. “Filhos da Chuva”, editado este ano pela Manuscrito, é o meu primeiro romance.
Ludgero Cardoso:
Quando fundei o Literacidades, em 2019, foi com a intenção de partilhar uma das minhas maiores paixões, a leitura, e fá-lo-ia para que as pessoas se envolvessem e se sentissem motivadas a ler. Tenho um Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Atualmente, sou coordenador cultural e pedagógico do Instituto Confúcio e trabalho no Núcleo para a Promoção da Língua Portuguesa, ambos na Universidade do Porto