A convite da Presidente da Câmara, um grupo de deputados com assento na Assembleia Municipal de Abrantes realizou uma visita às instalações e valências do TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo, em Alferrarede. Estiveram presentes o presidente e o secretário da mesa da Assembleia, deputados eleitos pela CDU, pelo PS e pelo BE, os presidentes da Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, São Miguel e Rossio , Fontes, Rio de Moinhos e Mouriscas, bem como o Executivo Municipal. A acompanhar a visita esteve também a diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).
Pedro Saraiva, diretor executivo do TAGUSVALLEY, fez uma abordagem aos 10 anos de atividade do Parque com enfoque nos serviços e entidades ali instaladas e nos serviços que os mesmos prestam ao setor empresarial; no trabalho com as redes nacionais e internacionais de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo e na parceria com universidades e centros de investigação. Tido como um exemplo pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR – Centro), Pedro Saraiva destacou a importância do recurso ao último quadro comunitário de apoio como um instrumento fulcral na concretização deste projeto.
Sublinhou que a missão que está incumbida ao Parque Tecnológico é a de prestação de serviços nas áreas do empreendedorismo, empregabilidade, tecnologia alimentar e inovação industrial, tendo impulsionado nos últimos anos o aparecimento de mais de uma centena de projetos, que resultaram em quatro dezenas de novas empresas no Médio Tejo, acrescentando valor à economia e criando postos de trabalhos.
Pedro Saraiva recordou que as modernas e bem localizadas instalações do TAGUSVALLEY foram escolhidas recentemente pela COMPTA, empresa mais antiga do país a trabalhar nas várias áreas das tecnologias, para instalar as futuras “start ups” criadas no âmbito da plataforma Lusídeias. Na fase inicial arranca com a criação de 6 a 8 novos postos de trabalho, sendo que este número deverá aumentar em linha com os projetos a desenvolver. Consolidada a estratégia do Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo, o objetivo futuro passa por intensificar a prestação de serviços especializados às empresas e a outras entidades, continuar a criar valor económico para a região, aproximando as empresas dos centros do conhecimento, com respostas efetivas às necessidades do concelho, da região e do país. Para além da instalação definitiva da ESTA (condicionada a financiamento comunitário), o Parque vai contar com a instalação de aceleradores de empresas, destinados a serviços e indústria – escritórios e/ou oficinas – e lotes de apoio à atividade empresarial.
Seguiu-se uma visita guiada às diversas áreas do Parque, incluindo a empresas instaladas na incubadora e aos recém inaugurados Laboratórios Partilhados que integram os laboratórios das áreas de engenharias e de comunicação social da ESTA.
A Presidente da Câmara de Abrantes (que também preside à TAGUSVALLEY), Maria do Céu Albuquerque, explicou que a visita se enquadra na relação de “transparência” para com as entidades a que a TAGUSVALLEY “tem de prestar contas”, nomeadamente a Câmara e a Assembleia Municipal. A TAGUSVALLEY é uma associação de direito privado e sem fins lucrativos sendo o capital social assegurado pelos Institutos Politécnicos de Tomar e Santarém, NERSANT, Tejo Energia e o Município de Abrantes que detém a maioria das unidades de participação.