A autarquia Scalabitana homenageou os atletas e utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Vale de Santarém, André Silva e Bruno Leitão, pelos resultados alcançados no 3.º Campeonato do Mundo de Atletismo para Atletas com Síndrome de Down – IAADS, que decorreu em Bloemfontein, na África do Sul, e em que a Seleção Nacional de Atletismo Síndrome de Down, de que estes atletas fazem parte, se sagrou vice-campeã, conquistando um total de 25 medalhas (4 ouro, 8 prata e 13 bronze).
O atleta scalabitano, André Filipe Ribeiro Moura Silva, conquistou duas medalhas de bronze, nos 800 metros marcha Trissomia 21 (T21) e nos 1500 metros marcha T21. O atleta almeirinense, Bruno Leitão, ganhou a medalha de bronze no lançamento do disco, com a marca de 22.73m, classificando-se no 3.º lugar. A par desta medalha, o atleta alcançou também o 4.º lugar no lançamento do Dardo (22.08m), 5.º lugar nos 800 metros Marcha (56.49min) e 8.º lugar no lançamento de Peso.
No dia em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Susana Pita Soares e Inês Barroso, Vereadoras da Câmara de Santarém, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Tiago Leite, Diretor Distrital da Segurança Social de Santarém, Luís Amaro, Presidente da APPACDM e Rui Rosa, Diretor do Centro Comercial W Shopping, homenagearam estes atletas que tão dignamente representaram Santarém, e a APPACDM, pela forma empenhada com que cuida dos seus utentes, que se reflete no modo como promove a sua inclusão na sociedade.
A par desta homenagem, o grupo de Musicoterapia da APPACDM interpretou canções alusivas à quadra natalícia e o hino da instituição, a que se seguiu uma demonstração de Boccia e a inauguração da Exposição da APPACDM, no piso 1 do W Shopping de Santarém que permanece até dia 13 de dezembro, bem como uma venda de Natal que está patente até dia 20 de dezembro. www.cm-santarem.pt