Início DESPORTO DOWNHILL – Tomarenses Wildboys conquistaram Taça de Portugal

DOWNHILL – Tomarenses Wildboys conquistaram Taça de Portugal

A equipa Wildboys/Tomar Cidade Templária destacou-se na edição de 2024 da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, que terminou este domingo em Porto de Mós. Os atletas da Wildboys demonstraram um desempenho excecional ao longo da competição, assegurando posições de destaque tanto a nível individual quanto coletivo.

Tomás Barreiros em Destaque na Elite – Tomás Barreiros, um dos principais nomes da equipa Wildboys, garantiu um notável terceiro lugar na classificação final da elite masculina, com um total de 434 pontos. Esta conquista é reflexo da sua consistência e dedicação ao longo de todas as etapas da Taça.

Margarida Bandeira e Patrícia Lourenço nas Elites Femininas – Margarida Bandeira chegou a Porto de Mós sem possibilidades de alcançar o pódio na classificação geral da Taça de Portugal, mas isso não a impediu de dar o seu melhor. Campeã nacional, Margarida mostrou a sua qualidade ao alcançar o 2º lugar na etapa final das elites femininas, ficando apenas atrás da espanhola Kira Zamora. No entanto, Margarida terminou em 5º lugar na classificação final da Taça de Portugal. Patrícia Lourenço, outra atleta de destaque da equipa Wildboys, também teve uma performance sólida ao longo da temporada, conquistando o 7º lugar no ranking final da Taça de Portugal de Downhill.

Francisco Sousa Batalha pelo Topo – Francisco Sousa, o campeão nacional, foi o único atleta da Wildboys a lutar pelo topo do ranking da Taça de Portugal. Antes da última etapa, Francisco liderava a competição com um total impressionante de 1070 pontos. Na manga de qualificação em Porto de Mós, ele registou o melhor tempo em pista, com uma vantagem impressionante de 8 segundos sobre o seu adversário mais direto. No entanto, na final, o desgaste físico afetou o seu desempenho, resultando num tempo 2 segundos maior em comparação à qualificação. Apesar de ter conseguido o 2º lugar na final, a menos de 1 segundo do primeiro, Francisco terminou empatado na liderança da Taça. Infelizmente, o critério de desempate não o favoreceu, colocando-o em 2º lugar, mas com o mérito de ter registado o melhor tempo em pista do fim de semana.

Outros Destaques dos Wildboys – Marco Teixeira, competindo nos master45, mostrou grande consistência durante toda a época. Chegando a Porto de Mós com hipóteses de lutar pelo pódio na Taça, Marco fez uma excelente prova, terminando em 2º lugar. Este resultado permitiu-lhe ascender ao 3º lugar no ranking final da Taça de Portugal. Filipe Batista, apesar de não ter competido em todo o calendário, terminou a Taça na 16ª posição, mostrando grande potencial e resiliência. Daniel Ferrão também teve uma participação notável, terminando em 11º lugar no ranking final.

Destaques nas Categorias Master55 – Na categoria master55, António Mendes e José Reis mostraram determinação e habilidade, apesar da concorrência menos numerosa. António Mendes conquistou o 2º lugar nas contas finais da Taça, enquanto José Reis alcançou o 3º lugar. Ambos os atletas destacaram-se pela sua consistência ao longo da temporada.

Sucesso Coletivo e Individual – Além das conquistas individuais, a equipa Wildboys/Tomar Cidade Templária destacou-se também na classificação por equipas. Após conquistarem o título de campeões nacionais há pouco mais de 3 semanas, os Wildboys chegaram a Porto de Mós liderando a Taça de Portugal, com outras 3 equipas na disputa pelo título. Com um segundo lugar na prova final, os Wildboys garantiram a Taça de Portugal 2024, culminando um ano de excelência onde conquistaram todos os títulos coletivos possíveis.

Director de Equipa “A pista de Porto de Mós é bastante ingrata e dura, uma das mais antigas de Portugal e talvez uma das mais temidas, considerada por muitos o verdadeiro downhill. Tínhamos muitas baixas de peso, mas não nos deixámos afetar por isso. Sabíamos que tinha de correr bem a todos para conseguir pontuar e assim foi, estiveram todos brilhantes e conseguimos o que muitos queriam, conquistar a Taça. Não temos palavras para agradecer a todos os que nos ajudaram até aqui; era o mínimo que podíamos fazer. Agora é aproveitar e comemorar. Só quero dar os parabéns a toda a equipa, são incríveis.” Francisco Sousa. Após uma temporada brilhante, a equipa encerra assim parte do calendário, preparando-se agora para a série dos urbanos, num ambiente muito mais descontraído. A próxima etapa da Taça de Portugal DHU será já no dia 28 de julho, na cidade de Tomar (organizada pelos mesmos).