A vila da Sertã vai ser palco de um fim de semana musical nos dias 5 e 6 de dezembro. No dia 5 de dezembro a Casa da Cultura da Sertã receberá a Orquestra Clássica do Centro, às 21 horas, com o Concerto de Natal, dirigido pelo Maestro Bruno Martins. No dia 6 de dezembro a Filarmónica União Sertaginense comemora o seu 185.º aniversário com diversas atividades que incluem concerto e baile.
A Orquestra Clássica do Centro, designada inicialmente por Orquestra de Câmara de Coimbra, apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional em dezembro de 2001, com 25 elementos. Atualmente é constituída por 32 elementos e do seu historial destacam-se os concertos no âmbito do projetoMo(nu)mentos Musicais (2003) e o alargamento da sua atividade a municípios e distritos mais diferenciados. Tem vindo a multiplicar a atuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando um leque variado de programas/repertórios, em função das circunstâncias/local dos eventos.
O Maestro Bruno Martins iniciou os seus estudos no Conservatório de Música da JOBRA, onde estudou piano e canto, nas classes das professoras SvetlanaMikhaylishcheva e Ângela Alves, respetivamente. Prosseguiu os seus estudos em Canto, na Universidade de Aveiro, onde se licenciou na classe de António Salgado. Obteve diversos prémios e frequentou masterclasses. Em 2008 frequentou o Curso de Direção de Orquestra, e em 2013 concluiu a Pós-Graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais da ESMAE sob orientação do Maestro António Saiote. Atualmente é docente de canto no Conservatório Regional de Castelo Branco, e docente das disciplinas de coro e música de câmara, pianista acompanhador e maestro da Orquestra Clássica da Academia de Música e Dança do Fundão, colaborando desde 2015 com a Orquestra Clássica do Centro.
Fundada em 1830, A F.U.S. conta atualmente com cerca de 45 elementos que interpretam diversos estilos musicais. Depois do trabalho realizado por inúmeros maestros nos últimos anos, alguns deles chefes de banda militar, a banda teve necessidade de renovar o seu espírito de trabalho e realizar novos e tentadores projetos, para isso lançou recentemente um concurso público de candidatura para esse efeito, tendo vencido pela sua experiência profissional o jovem maestro Victor Feitor tendo revelado provas de toda a sua capacidade de trabalho.
A FUS participa ainda em concertos temáticos e diversificados, festas e romarias, intercâmbios com outras bandas e estágios. O seu trabalho desenvolvido nos últimos anos, permitiu a passagem para a lista das 20 melhores bandas da zona centro e ser reconhecida no panorama de Bandas Amadoras, sendo esta coletividade sertaginense a mais reconhecida em Portugal.www.cm-serta.pt