A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) começa a 21 de junho e vai até 21 de julho, com a participação de pianistas de diversos países. O evento inclui a 29ª edição das “masterclasses” e 11 concertos com artistas como Artur Pizarro, Manuela Gouveia, Paulo Pacheco e Nuno Inácio, Andrea Bonatta, Josep Colom e Boris Berman. Os concertos terão lugar em Óbidos e Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, passando por locais como o Museu Leopoldo de Almeida, o Auditório Municipal de Óbidos e o CCC Caldas da Rainha. Como nos anos anteriores, o Festival passa ainda por Lisboa.
O programa de 2024 tem alguns destaques importantes: no dia 21 de junho, o concerto inaugural do Festival Internacional de Piano do Oeste terá lugar no CCC das Caldas da Rainha. A Orquestra Gulbenkian, dirigida por Rui Pinheiro, interpretará a “Sinfonia n.º 5, em dó menor, op. 67” de Ludwig van Beethovene e o “Concerto para Piano e Orquestra, em lá menor, op. 54” de Robert Schumann, tendo como solista ao piano Jorge Luís Prats. É a primeira vez que a SIPO colabora com a orquestra Gulbenkian. No dia 5 de julho, em Lisboa, o pianista chinês Ke Wang interpretará obras de Q. Chen, L. Liebermann e S. Rachmaninoff na Fundação Oriente, repetindo, no dia seguinte, no Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha o mesmo programa. A 9 de Julho, acontecerá o concerto de Andrea Bonatta, que interpretará as obras Robert Schumann, Kreisleriana op. 16 e J. Brahms, 4 Klavierstücke op. 119. Será no Auditório Municipal de Óbidos. No dia 10 de Julho, também no Auditório Municipal de Óbidos, Josep Colom interpretará obras de W.A. Mozart, António Soler, J.Colom, Manuel de Falla, J.S. Bach e F. Chopin. No dia 14 de julho, em Óbidos, o pianista americano Anthony Ratinov interpretará obras de R. Schumann e F. Schubert no Auditório Municipal de Óbidos. Estes dois pianistas são os laureados do Prémio ACIM/Antena das Master Classes de 2023. No dia 21 de julho, no CCC Caldas da Rainha, haverá um espetáculo de dança e piano: “Lucía’s Ballet Suite”, “Confluencias” e “El Otoño Porteño”, com coreografias de Sylvain Guillot e Lucía Colom e música de F. Chopin, J.S. Bach, A. Piazzolla, M. de Falla e J. Colom. O espetáculo contará com Josep Colom ao piano e os bailarinos Sylvain Guillot e Lucía Colom. Será a primeira vez que a SIPO terá um espectáculo de dança. No dia 15 de julho, ocorrerá o Concerto Final dos participantes da SIPO 2024, numa parceria da ACIM com a Antena 2. A Semana Internacional de Piano de Óbidos será marcada por 10 dias de ‘masterclasses’, focadas na alta profissionalização artística e instrumental de jovens alunos provenientes de 13 países, que serão acompanhados pelos professores Boris Berman, James Giles, Manuela Gouveia, Josep Colom e Andrea Bonatta. “Estou contente e grata por mais uma realização deste evento que há 29 anos liga a formação musical em residência à performance, reunindo jovens pianistas de todo o mundo. O Festival Internacional apoiado pelas Câmaras Municipais de Óbidos e Caldas da Rainha traz mais uma vez músicos de grande renome à Região do Oeste”, conta Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM.
As ‘masterclasses’ da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) ocorrerão entre 7 e 17 de julho. Paralelamente, acontecerá o Festival Internacional de Piano do Oeste, que inclui um programa exclusivo de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra. O festival será enriquecido por uma palestra intitulada “Helena e Madalena Sá e Costa ao vivo”, apresentada por Helena Costa Araújo e Henrique Luís Gomes de Araújo assim como uma exposição de pintura de Maria Natália Vaz Pires Bieck na Casa da Barbacam, em Óbidos. Além dos concertos de entrada livre, os bilhetes para o festival terão um preço único de 12,50€ para o público em geral. Todas as informações e programação estão disponíveis aqui: https://pianobidos.org/.