Na última reunião de câmara realizada a 6 de maio, foi aprovado o Plano Estratégico para o Turismo de Ourém. Desenvolvido em colaboração com o Professor João Caldeira Heitor, este plano delineia uma visão abrangente para o período de 2024 a 2030, visando o crescimento e desenvolvimento sustentável do turismo no concelho. O Presidente Luís Miguel Albuquerque apresentou uma nota referente a este plano referindo que “Sentimos a necessidade de elaborar um plano estratégico para termos linhas orientadoras para o futuro do nosso concelho e partimos de 3 eixos estratégicos: Valorização do património histórico-cultural e do património natural, qualificação da oferta turística e promoção da notoriedade do concelho de Ourém.” O documento teve como base uma extensa pesquisa, com visitas e entrevistas a empresários, dirigentes associativos e institucionais, autarcas e líderes de opinião locais e regionais, e identifica os recursos turísticos de Ourém, incluindo história, religião, cultura, identidade, natureza, gastronomia, vinho e eventos artístico-culturais e de negócios. O plano identifica as principais dificuldades encontradas, propondo ações concretas para superá-las. Além disso, opera em cinco eixos estratégicos territoriais centrados em cinco diferentes áreas turísticas-chave: Fátima, Castelo e Vila Medieval, Ourém, Pegadas dos Dinossauros e Agroal. Cada um destes eixos tem um núcleo territorial específico, destacando suas principais atrações turísticas e propondo ações detalhadas, identificando parceiros e público-alvo. Os objetivos principais deste plano passam por garantir a qualidade e sustentabilidade do destino, promover um novo ciclo de crescimento turístico e desenvolver uma oferta diversificada que aumente os fluxos turísticos e reforce a notoriedade do território Oureense. O plano irá agora ser apresentado em sede de Assembleia Municipal, para que possa então ser implementado de forma faseada em colaboração com todos os intervenientes. Foto Santuário de Fátima, Facebook