Neste domingo haverá lugar à décima primeira jornada da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. Registo para o jogo “grande” em Riachos, que irá opor primeiro e terceiro classificados, num duelo que, certamente, merecerá a atenção do Fátima. No que diz respeito ao União de Tomar, terá pela frente a deslocação ao reduto do Ouriense.
Ouriense-U. Tomar: Será um jogo onde alguma das equipas terá que quebrar uma tendência negativa. O Ouriense apenas conseguiu vencer um dos últimos sete jogos, enquanto o União de Tomar, por sua vez, só saiu de Amiais com os três pontos. De resto, tem registado um percurso, fora de portas, não muito “saudável”. Falar de favoritismos neste jogo é como atirar a moeda ao ar. Espera-se equilíbrio.
Rio Maior-Empregados do Comércio: Neste duelo também se espera equilíbrio. O Rio Maior, em casa, tem demonstrado uma regularidade assinalável e perante esse percurso pode mesmo assumir algum favoritismo na conquista dos três pontos. No que diz respeito aos «Caixeiros», as últimas sete jornadas não trouxeram nenhum triunfo e a confiança “veio por aí abaixo”. Mas se as opções já forem em número aceitável, então pode ser aqui o retomar desse trajecto positivo.
U. Abrantina-Mação: Jogo em que, à primeira vista, o Mação é favorito-mor à vitória. É verdade que não ganha há cinco jogos (tem três empates de seguida) mas quem consegue fazer aquilo que fez diante do candidato Fátima só pode aspirar a mais. Contudo não será fácil. A União Abrantina está a subir de produção, não perde há dois jogos… e em casa já deixou abaixo Fazendense e U. Tomar.
Fátima-Moçarriense: “Ferido no orgulho”, o Fátima não deverá desperdiçar a oportunidade para regressar às vitórias. É claramente favorito diante do Moçarriense, a equipa-sensação desta prova. Espera-se um jogo recheado de golos até porque a formação da Moçarria tem o saudável hábito de marcar… mas também de sofrer. Será curioso ver até que ponto o Fátima consegue manter as suas redes invioláveis. Já não sofre golos há seis jogos (entre eles um para a Taça Ribatejo).
Fazendense-Amiense: Estarão, frente a frente, duas equipas com necessidade de pontuar. Se de um lado o Fazendense (está com quatro empates seguidos e não perde há seis jogos) ainda quer chegar-se mais à frente na classificação, do outro o Amiense, que tem melhorado com a chegada de Rui Gaivoto ao comando técnico, nomeadamente ao nível defensivo. A estreia em casa do treinador Gonçalo Silva aponta para triunfo dos locais, mas…
U. Almeirim-Torres Novas: Este será um jogo onde o Torres Novas jogará sobre pressão. Se perder, já se irá começar a colocar em causa a capacidade que a equipa tem para lutar pelos lugares da frente. Se ultrapassar esta crise de confiança será bem capaz de vencer em Almeirim. Mas a qualidade do União é inegável. Não perde há quatro jornadas, ainda não foi derrotado em casa, pelo que assume, desde já, algum favoritismo.
Riachense-Cartaxo: O jogo da jornada. Ninguém, aqui, ousará avançar com prognósticos ainda que, convenhamos, por aquilo que as duas equipas têm feito a tendência aponte para o Cartaxo. Está imbatível nesta temporada, soma seis vitórias seguidas e é líder. Um grande cartão-de-visita. Curiosamente a pressão poderá estar mais do lado do Riachense. Se não vencer, pode dizer praticamente adeus, pelo menos ao segundo lugar.
Classificação: 1ºs Cartaxo e Fátima, 26 pontos, 3ºRiachense, 16, 4º Rio Maior, 15, 5ºsTorres Novas, U. Tomar eEmpregados do Comércio, 14, 8º U. Almeirim, 13, 9º Mação, 12, 10ºsFazendense e Ouriense, 11, 12º Moçarriense, 10, 13º U. Abrantina, 7, 14º Amiense, 5. Próxima jornada (29/Novembro): Ouriense-U. Tomar, RioMaior-Empregados do Comércio, U. Abrantina-Mação, Fátima-Moçarriense,Fazendense-Amiense, U. Almeirim-Torres Novas e Riachense-Cartaxo.