A Apajefátima (Associação de Pais e Encarregados de Educação de Fátima) assinalou o seu 25º aniversário, através de três dias repletos de atividades entre os dias 25 e 27 de abril. O programa comemorativo contou com uma variedade de eventos, desde atividades lúdicas, teatro musicado e diversões, e uma palestra subordinada ao tema “A sorrir e brincar vamos educar”, conduzida pelo professor Carlos Neto. No culminar das celebrações, na noite de 27 de abril, a Apaje brindou os seus colaboradores, elementos dos corpos sociais, entidades convidadas, famílias e toda a comunidade com um jantar festivo. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, acompanhado pelos Vereadores Gonçalo Bento, Micaela Durão, Isabel Costa e Cília Seixo, bem como do Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, num gesto de reconhecimento pelo papel desempenhado pela Apajefátima ao longo destes vinte e cinco anos.
Luís Miguel Albuquerque congratulou a Direção desta IPSS pelo trabalho desenvolvido em prol de toda a comunidade. O Presidente elogiou a Apajefátima referindo que “estes 25 anos são um bom exemplo de como deve funcionar uma parceria entre uma entidade pública, como a Câmara e uma IPSS”. O Edil elencou alguns dos apoios Municipais concedidos a IPSS’s e outras Associações concelhias, como são exemplo disso as mais de 50 viaturas protocoladas nos últimos seis anos, justificando que “foi um grande investimento que identificámos como uma lacuna neste tipo de instituições, mas sabemos da importância e necessidade de dotarmos a área social do nosso concelho com as melhores condições de trabalho possíveis”.
Luís Miguel Albuquerque concluiu abordando uma vontade expressa da Apaje Fátima em erguer uma nova sede: “A Apaje Fátima tem a ambição e a vontade de concentrar todas as suas valências de creche, espalhadas um pouco por toda a cidade, num único local. Já tive a oportunidade de comunicar à Direção da APAJE que o Município de Ourém pretende disponibilizar um terreno nas imediações do estádio Municipal, para esse efeito. O Município encontra-se a desenvolver um projeto para aí erguer um Centro Escolar, com recurso a financiamento através de fundos comunitários, e iremos disponibilizar uma parcela de terreno para que a Apaje possa erguer novas instalações”.
A Apaje Fátima é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, e tem como respostas sociais a Creche, o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), a Componente de Apoio à Família (CAF), o Gabinete de Apoio à Família (GAF), com consultas de Psicologia, Terapia da Fala e Acompanhamento Psicossocial.