A TourismTrainExperiences, iniciativa da Universidade Europeia, é uma incubadora de ideias que nasceu com o objetivo de promover e valorizar o comboio como meio de transporte turístico de excelência e as regiões adjacentes da Beira Baixa, contando para isso com o contributo dos estudantes para o seu reposicionamento e relançamento através de projectos empreendedores. O projeto Viver o Tejo, criado pela NERSANT, está a colaborar com a Universidade Europeia, dando apoio a dois grupos de alunos que estão a trabalhar esta marca em dois projetos distintos, sendo um deles o desenvolvimento de pacotes turísticos contemplado os serviços e produtos da Companhia das Lezírias. O segundo projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação com vista a promover alguns monumentos e/ou locais emblemáticos. Ou seja, a ideia consiste em identificar pontos estratégicos e no próprio local fazer uma reconstituição da época retrocedendo, por exemplo: 100 ou 1000… anos. Os alunos estão neste momento a aplicar esta app ao Convento de Cristo em Tomar, que vai ser o caso piloto deste projeto, que pode ser adaptado a um número infinito de monumentos.
Embora o arranque oficial da iniciativa tenha acontecido efetivamente dia 11 de novembro, com a realização de uma conferência no auditório do Campus de Lisboa da Universidade Europeia onde os parceiros do projeto se apresentaram e trabalharam com alunos no sentido de conferir valor acrescentado aos seus projetos, o ponto alto desta iniciativa terá lugar nos dias 18 e 19 de dezembro, com a realização de uma viagem a bordo do “TourismTrain”, para apresentação e seleção dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola de Turismo, Desporto de Hospitalidade da Universidade Europeia. Este comboio personalizado, cedido pela CP – Comboios de Portugal, levará estudantes e docentes da Universidade Europeia até aos territórios das várias “marcas-destino” envolvidas, onde serão apresentadas ideias e estratégias para a maximização da sua atratividadeturística.A primeira edição do “TourismTrainExperiences” terminará em março de 2016, em plena Bolsa de Turismo de Lisboa, na qual serão anunciados, apresentados e premiados os projetos vencedores, ainda que o grande prémio desta iniciativa seja devolver o protagonismo ao Comboio e às regiões onde estratégias de excelência turística marcam as agendas das suas comunidades.