Numa nota envia à redação da Hertz, a Câmara Municipal da Sertã, informa que como é habitual, promoveuma campanha de sensibilização para o uso eficiente da água, recurso natural precioso que, ao longo dos anos, tem vindo a escassear. Intitulada “Poupe agora, para ter depois!”,a campanha chama a atenção para diversas dicas que poderão ser colocadas em práticas para contribuir para um uso eficiente e racional da água. A referida campanha contempla a distribuição nos edifícios municipais, escolas e juntas de freguesia,de marcadores de livros com dicas para a poupança de água:
1. Reutilize sempre que puder
2. Tome duches rápidos
3. Não deixe a água a correr enquanto lava as mãos, os dentes ou faz a barba
4. Faça meia-descarga do autoclismo
5. Use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima
6. Repare fugas na canalização
7. Não desperdice água durante a rega
8. Não lave o carro com a mangueira
9. Utilize um balde com água (em vez de mangueira) para lavar o terraço ou varanda.
Na sequência desta campanha e à semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã associou-se ao movimento “H2OFF” e convida a população a fechar a torneira no dia 22 de março, às 22 horas, durante 60 minutos, suspendendo regas, fontes decorativas e utilização de torneiras. Promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, esta iniciativa tem abrangência nacional e pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.
Estas campanhas vêm juntar-se a outras iniciativas da autarquia no sentido de preservar a água. Neste âmbito, a Câmara Municipal da Sertã tem vindo a apostar no aumento da eficiência da distribuição de águas para consumo humano no concelho. Têm vindo a ser implementadas medidas que visam a redução de perdas de água, concretamente na monitorização das infraestruturas de reservatórios de água, através de equipamentos de medição,otimização da monitorização e controlo das perdas de água na rede de abastecimento. No que diz respeito a regas, a autarquia tem vindo a instalar equipamentos/tecnologias que, por um lado, optimizam a rega em períodos de menor evaporação e, por outro, optimizam a eficiência e sustentabilidade das zonas verdes.
Em 2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança o desafio da reflexão sobre a importância da água na promoção da Paz. A água é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida e a sua gestão sustentável é o garante da dignidade humana, prevenindo conflitos armados e promovendo a Paz. Recorde-se a ONU instituiu o Dia Mundial da Água em 1993, com o objetivo depromover a reflexão e discussão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos e chamar a atenção para a importância da água doce, defendendo também uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável, de forma a proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida das populações.