No Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, considera-se essencial destacar a importância do rastreio do colo do útero e da prevenção do Papilomavírus Humano (HPV) para a saúde das mulheres.
O cancro do colo do útero é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre as mulheres mas através do rastreio regular, esse cancro é em grande parte prevenível e tratável quando detetado precocemente.
O rastreio regular, conhecido como citologia cervical (ou como o exame de Papanicolau), e que inclui a pesquisa de HPV, é fundamental para detetar precocemente as lesões cancerígenas do colo do útero.
Por outro lado, a vacinação contra o HPV oferece proteção contra a infeção por este vírus que está associado a uma variedade de doenças, incluindo verrugas genitais e vários tipos de cancro, como o do colo do útero. A vacinação está recomendada para meninas e meninos em idade escolar, antes do início da atividade sexual e faz parte do Programa Nacional de Vacinação, sendo administrada gratuitamente aos 10 anos de idade.
Essas medidas são essenciais para garantir o bem-estar das mulheres e devem ser acessíveis a todas.
Daniel Castro
(Médico Graduado em MGF da USF Santa Maria, Tomar)