A região do Médio Tejo assumiu, ontem, dia 28 de fevereiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, especial destaque com a apresentação da Rota dos Templários e Caminhos de Fátima. No stand da Turismo do Centro, no Pavilhão 1, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, procedeu a apresentação dos dois projetos turísticos que foram assim lançados ao público pelas palavras do autarca e por dois vídeos promocionais que não deixaram ninguém indiferente. “Com estes dois projetos, a CIM Médio Tejo pretende a valorização do património e a melhoria da experiência de visitação, através de ofertas imersivas e diferenciadoras, que contribuam para aumentar o número de visitantes e turistas e o seu tempo de permanência na região”, afirmou o presidente. Mais avançou Manuel Jorge Valamatos que a Rota dos Templários no Médio Tejo “é o primeiro passo rumo a uma rota nacional, e cujo desenvolvimento contou com a parceria dos nossos municípios e o apoio do Turismo de Portugal”. Por sua vez, sobre os Caminhos de Fátima no Médio Tejo, o presidente evidenciou que “o novo caminho foi cuidadosamente concebido para oferecer aos amantes de caminhadas e ciclismo uma experiência enriquecedora, diversificada e segura ao atravessar a nossa região”. Este projeto resulta da estreita parceria e cooperação com os municípios deste território e com o Centro Nacional de Cultura. Entidade que ontem esteve representada pela presidente da sua direção, Maria Calado, que proferiu umas palavras aos presentes. Após este momento inicial, seguiram-se as apresentações dos municípios, tendo o de Vila Nova da Barquinha evidenciado também o Caminho de Fátima no Médio Tejo que atravessa o concelho barquinhense e a Visita Imersiva ao Castelo de Almourol, integrada na Rota dos Templários. O município de Sardoal “abriu as portas” do Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso. Já os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, através da TAGUS, procederam à apresentação do AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior. Alcanena e Torres Novas destacaram o projeto Ouro Líquido e Ferreira do Zêzere o projeto da Praia Fluvial da Bairrada/Bairradinha. Seguiu-se Mação, com uma proposta de roteiro de verão, evidenciando as suas praias fluviais, tendo o município de Ourém apresentado, de seguida, o evento “La Vuelta”. Quase a terminar, Tomar destacou o Wellness Weekend 2024 e Torres Novas a sua nova marca de Turismo “Parte ao Encontro”. Após estas diversificadas e ricas apresentações, decorreu uma mostra gastronómica, que fez as delícias dos presentes com vários produtos endógenos da nossa região. O Médio Tejo vai continuar a promover-se ao longo destes dias na BTL até ao próximo domingo, dia 3 de março, com uma programação variada que regressa no fim de semana, conforme programa. De referir que a estratégia de participação da CIM Médio Tejo na BTL centra-se sobretudo na apresentação de projetos enquadrados no Programa de Ação para os Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo, concretamente, projetos intermunicipais, nas áreas do turismo natureza, cultural e náutico.