Na reunião de Câmara de 5 de Fevereiro, a vereadora Isabel Costa apresentou dois Votos de Agradecimento, o primeiro dos quais dirigido a Carlos André pela doação à Biblioteca Municipal de Ourém de todas as publicações, deste reconhecido escritor Oureense, ainda não incluídas no catálogo. O segundo seria endereçado ao escritor Nuno Júdice, em reconhecimento pela sua contribuição ao catálogo da Biblioteca Municipal de Ourém, através da doação de um livro de poemas de Afonso Gaio. Transcrevemos na íntegra os Votos apresentados:
“Recentemente o Município de Ourém tem sido honrado por um conjunto de demonstrações de afeto e generosidade por parte do Doutor Carlos Ascenso André, que escolheu o nosso concelho como lugar para viver. Queremos hoje recordar a altruísta oferta de todas as obras da qual é autor para integrarem o acervo da Biblioteca Municipal de Ourém que foram entregues no passado dia 12 de dezembro, aquando da apresentação do livro “Arte de Amar”, de Ovídio com tradução e anotações deste autor que Ourém tem o prazer e a honra de considerar seu. Os livros e separatas em apreço têm estado durante todo o mês de janeiro em destaque, na rúbrica “Fora da Estante”, na Biblioteca Municipal e estarão para sempre disponíveis neste equipamento cultural a todos os leitores que os desejarem consultar. Para além da generosa oferta já indicada, o Doutor Carlos Ascenso André pretende doar ao Museu Municipal vinte e quatro cavaletes adequados a exposições de obras de arte (pintura). Estes dois acontecimentos, para além da prestimosa colaboração em diversas iniciativas deste Município, são reveladores dos grandes exemplos de cidadania e afetuosidade do Doutor Carlos André para com o nosso concelho. O Município de Ourém torna público este seu voto de agradecimento, enaltecendo o enorme espírito abnegado do autor, que se tem traduzido nestes gestos tão significativos e afetuosos. Sugere-se que seja dado conhecimento do teor desta deliberação ao Prof. Dr. Carlos André.”
“O escritor Nuno Manuel Gonçalves Júdice Glória encontrou numa livraria alfarrabista de Lisboa o livro de poesia intitulado “Sarah”, da autoria de Afonso Gaio. Trata-se de um livro ricamente encadernado, ilustrado com desenhos do próprio autor, que continha no seu interior um retrato do próprio e uma dedicatória. A curiosidade de investigador do escritor Nuno Júdice conduziu-o à descoberta da identidade de Afonso Gaio, um escritor multifacetado do século XIX. A qualidade da poesia, a interessante temática amorosa da obra e a própria identidade do autor, levaram Nuno Júdice a considerar que o local mais adequado para arquivar o livro em causa seria a Biblioteca Municipal de Ourém. O livro foi-nos entregue pela Sr.ª Dr.ª Fernanda Mateus, da Escola Básica e Secundária de Ourém e Dr.ª Agripina Vieira, Diretora do Centro de Formação “Os Templários”. Considero que esta oferta testemunha bem o apreço de Nuno Júdice pela Literatura, em geral e pela gente de Ourém, em particular. O mesmo visitou várias vezes a Escola Básica e Secundária de Ourém, conversou com os alunos sobre a sua própria poesia e a de outros e no ano letivo 2022/2023 protagonizou um diálogo sobre a descoberta de Afonso Gaio, com a turma 10.ºE por videoconferência. Manifestamos aqui oficialmente a gratidão do Município de Ourém pela generosa oferta do escritor Nuno Júdice à Biblioteca Municipal de Ourém.”