A Direção-Geral da Saúde confirmou três novos casos de sarampo na região Norte, precisamente um homem e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade. «Os novos casos encontram-se clinicamente bem e fora do período de infecciosidade», reforça a mesma nota informativa, que acrescenta, ainda, que «está em curso a investigação, que inclui a recolha de informação epidemiológica dos casos, a investigação da sua origem, a identificação dos contactos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas». Entretanto, em publicação na rede social ‘Facebook’, a Unidade de Saúde Local do Médio Tejo apela à vacinação, desde logo de quem nasceu em 1970 ou depois; de quem nunca teve sarampo ou de quem nunca foi vacinado contra a doença.
𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐞́:
– Doença viral altamente contagiosa, que se transmite através de gotículas, por contacto direto ou propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra;
– Habitualmente é benigno, mas existem casos mais graves que podem levar à morte.
𝐒𝐢𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐞 𝐒𝐢𝐧𝐭𝐨𝐦𝐚𝐬:
– Febre e mal-estar (ex.: extremo cansaço físico e psíquico);
– Corrimento nasal, tosse e conjuntivite;
– Erupções cutâneas – Pontos brancos no interior da bochecha.
𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫:
Ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24
– Siga as recomendações do profissional de saúde;
– Evite o contacto com outras pessoas durante 4 dias após o início da erupção cutânea de modo a prevenir o contágio;
– Indique as pessoas com as quais esteve em contacto durante o período de contágio ao profissional de saúde de modo a serem sinalizadas.
𝐂𝐨𝐦𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬:
– Diarreia e desidratação;
-Pneumonia;
-Encefalites;
– Otite média.
𝐏𝐫𝐨𝐭𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨:
– A vacinação é a principal medida de proteção. Vacinado está mais protegido. Foto MD Saúde