Decorreu, no passado dia 7 de novembro, no Jardim da República, mais uma edição do Mercadinho de Alcanena, que reuniu 24 participantes. O Mercadinho de Alcanena pretende valorizar o meio rural e a sua população, dinamizando e consolidando as atividades económicas locais de agricultura, comércio e de artesanato, através da prática de uma agricultura sustentável, com controlo da produção e rastreabilidade, garantia de saúde, higiene e segurança alimentar, qualidade e genuinidade, através da venda de proximidade entre produtores e consumidores, na prática do comércio justo, de forma a potenciar e aumentar a biodiversidade dos alimentos não massificados (ressurgimento das variedades tradicionais) e a tradição alimentar.
A participação, nesta iniciativa, é aberta a todos os que queiram contribuir para o dinamismo do concelho de Alcanena, sendo que, considerando o espírito do Mercadinho de Alcanena, o participante não poderá fazer deste espaço um local de “puro comércio”, pelo que os produtos expostos deverão advir da sua produção e não de uma compra a terceiros.
O Mercadinho de Alcanena rege-se por quatro princípios básicos:
– É sustentável;
– É o ponto de encontro da cidadania ativa;
– É não lucrativo;
– É diverso
O Mercadinho de Alcanena tem lugar no segundo sábado de cada mês, a partir das 10:00h, na Praça Marechal Carmona, sendo que o horário e local poderão sofrer alterações. www.cm-alcanena.pt