A comemorar a maioridade ao longo deste mês, a Biblioteca Municipal de Tomar vai contar na próxima semana com o ponto alto desta celebração. Será na segunda-feira, 16 de novembro, um dia em que os espaços daquela casa serão marcados pela presença de quadros vivos alusivos a temas literários, protagonizados por elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira.
Não será a única nota a destoar dos dias comuns. Durante a manhã, continuam as sessões de contos para crianças com convidados especiais (Maria José Pereira, Ermelinda Alves e Sónia Costa, na sessão das 10 horas) e haverá teatro, às 11, com “O segredo da formiga” pelo grupo Ciranda em Palco, do CIRE.
À tarde continuam as surpresas, com nova sessão de contos, às 14 horas, em que a lista de convidados inclui várias figuras bem conhecidas da cidade, a começar pela própria presidente da Câmara, Anabela Freitas, e continuando com o vereador Hugo Cristóvão, a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, o mordomo da Festa dos Tabuleiros, João Victal ou Isabel Simões (ex-aluna da Escola Profissional que editou recentemente um livro infantil), além dos contadores João Patrício e Nuno Garcia Lopes.
Às 15 horas será tempo de cantar os parabéns à Biblioteca pelos seus 18 anos no espaço atual, com um momento musical pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e uma homenagem ao patrono e insigne bibliófilo António Cartaxo da Fonseca, que doou mais de 50 mil livros àquela casa, entre as quais muitas preciosidades da literatura portuguesa.
A tarde terminará com uma sessão do Clube de Leitura “Chá com letras”. Ao longo da semana, referência ainda para mais sessões de contos, terça-feira, dia 17, com Inês Cúrdia e Celeste Sousa e quarta, dia 18, com Idalina Varino, Susana Graça e Carlos Ribeiro. No dia 20, sexta-feira, pelas 17 horas, juntam-se os autores tomarenses para um debate, aberto a todos os interessados, com um título assumidamente provocatório: “Estamos nas tintas para a edição?”
E será também na sexta-feira, pelas 21 horas, que acontecerá outro dos momentos mais esperados do programa, com a presença do escritor José Luís Peixoto, um dos mais conceituados autores portugueses contemporâneos. É a primeira apresentação pública do seu novo livro “Em teu ventre”, depois do lançamento recente em Fátima, uma vez que são as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em 1917 a temática central desta narrativa. Tema pouco habitual na literatura portuguesa, representa por isso um interesse especial, tanto mais que a maestria do autor lhe consegue dar uma perspetiva original, completamente liberta dos clichés habituais.