A Câmara de Torres Novas aprovou, em recente reunião, a abertura de procedimento de Concurso Público Internacional da empreitada de «Conceção/Construção – Requalificação e Ampliação da Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves» pelo valor de 16 509 433,96 euros, acrescido do valor do IVA à taxa legal em vigor, e prazo de execução de 22 meses. «A obra tem como objetivo dotar a Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves das condições necessárias a uma utilização atual, regenerando o edifício em todas as suas componentes. Por outro lado, pretende-se desenvolver um edifício claro do ponto de vista dos percursos de utilização pelos alunos, professores e funcionários, criando sempre um sentido de clareza e simplicidade de uso», adianta, em esclarecimento, a autarquia torrejana. «O posicionamento da construção é determinado pela nova entrada principal na rua Manuel da Costa Nery, que irá garantir uma maior segurança com a introdução de uma via protegida “Kiss and Ride”. Este acesso será pavimentado como uma zona de coexistência, para utilização partilhada por peões e veículos», reforça o mesmo texto. «O edificado escolar será ampliado a partir de uma área ocupada por dois pavilhões a demolir, medida que dará resposta a duas necessidades evidenciadas: o aumento do número de salas de aula e a criação de uma nova biblioteca e auditório. O recinto escolar será objeto de nova pavimentação, assim como o campo de jogos, que terá um pavimento permeável, adequado à prática desportiva. Encontra-se prevista a ampliação e criação de novas áreas no pavilhão desportivo que darão resposta a uma clara tendência do aumento da sua procura, com ampliação dos balneários e criação de uma sala de aula e de um ginásio. A nível do refeitório escolar, encontra-se previsto o aumento e reorganização dos espaços envolventes, com modernização da cozinha e de todo o bloco. Será ainda realizada uma requalificação energética de todo o edificado existente», sublinha o mesmo texto.
Além do mencionado, estão previstas ainda as seguintes intervenções:
• Criação de espaços exteriores polivalentes e de qualidade, com usos diversos e simultâneos, garantindo a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida;
• Estruturação do espaço exterior estabelecendo ligações funcionais com o edifício e relações visuais amplas;
• Estabelecimento de áreas de circulação pedonal e de emergência adequadas;
• Criação/reconversão de zonas verdes, com utilização de espécies bem-adaptadas às condições edafoclimáticas e de fácil manutenção.
De recordar que, no passado dia 21 de julho, foi assinado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), um acordo para financiamento a 100% da reabilitação de 451 escolas, até 2033, nas quais se inclui a Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves.