Após quatro meses de interregno o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G iniciou funções a 2 de Novembro de 2015, por um período de 36 meses.
Com o atual contexto económico e social do país vislumbra-se ser necessário voltar a adaptar o modelo de intervenção dos CLDS, de modo a potenciar os territórios e a capacitação dos cidadãos e famílias neste ciclo de crescimento que se inicia promovendo a equidade territorial, a igualdade de oportunidades e a inclusão nas suas mais diversas dimensões.
O presente programa beneficia de um financiamento próprio. No seu âmbito de intervenção integra três eixos, nomeadamente, I – Emprego, formação e qualificação; II – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; III – Capacitação da comunidade e das instituições.
O antigo programa CLDS+ abrangeu geograficamente todo o Concelho de Vila de Rei e visava, de forma multissectorial e integrada, promover a inclusão social dos munícipes através de ações que permitiram apoio ao nível da família, do emprego e da comunidade. Neste sentido, serão mantidas todas as ações desenvolvidas anteriormente, com o objetivo de realizar outros projetos de interesse da e para a comunidade Vilarregense. Já as instalações continuaram a ser no antigo quartel da GNR.
Para o Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, “é uma mais valia para o município e para a comunidade vilarregense o regresso deste projeto, que funciona como um verdadeiro serviço de apoio à população.”