Organizado pela Comissão Nacional da UNESCO e o Município de Mação – Cidade de Aprendizagem da UNESCO, este 2º Encontro da Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, subordinado ao tema Cidades de Aprendizagem: conhecimento e cidadania para uma cultura de paz, que teve lugar nesta quinta-feira, 21 de setembro, em Mação.
Uma nota enviada à redação da Hertz, refere que a sessão de boas-vindas foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, pela Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, Rita Brasil de Brito, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Coroado e pelo 2.º Secretário da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Jorge Simões.
Os trabalhos começaram com uma palestra de Raúl Valdés Cotera, Coordenador da Rede Global UNESCO de Cidades da Aprendizagem. Coordenador chefe de programas do Instituto Unesco de Aprendizagem ao Longo da Vida, em Hamburgo. Seguiu-se a intervenção de Luiz Oosterbeek, Coordenador da Cátedra Unesco-IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território.
O primeiro painel de debate e reflexão foi sobre a promoção do diálogo e da aprendizagem transdisciplinar entre saberes e entre as cidades membros. Participaram neste painel Harold Sjursen, New York University: Ethics and knowledge management in contemporary societies, pelo Município de Loures, António Monteiro e Hugo Gomes apresentou o projeto TurArq.
Já de tarde, o segundo painel contou com as apresentações de alguns Municípios portugueses que integram a Rede. o tema foi Aprendizagem ao Longo da Vida para a Ação Climática e promoção de estilos de vida saudáveis em ambientes urbanos. O Município de Braga foi representado por Marcos Antunes; o Município de Setúbal foi representado por Sílvia Rodrigues e Gertrudes Farias. Pelo Município de Alcobaça estiveram presentes Liliana Sousa e Sabina Alves. A apresentação do Município de Cantanhede coube a Pedro António Vaz Cardoso. Já pelo Município de Mação a apresentação foi de Cláudia Fernandes e Célia Pires.
A sessão de encerramento coube a Vasco Estrela e Rita Brasil de Brito. Quer o Presidente da Câmara Municipal de Mação, quer a Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal manifestaram a sua satisfação pelo dia de trabalho decorrido, por perceberem que há um fio que une estas cidades e que é a oferta de espaços de saber, formação e conhecimento para os seus Munícipes, de todas as idades.
A grande mensagem que saiu deste Encontro, á luz do tema que o guiou foi a necessidade de um trabalho contínuo e conjunto pela Paz, um trabalho que una pessoas, de traga felicidade e qualidade de vida aos Munícipes.
As cidades de aprendizagem integram uma Rede dinâmica que visa apoiar uma prática de aprendizagem nas comunidades em que se inserem, criar laços, formar parcerias, construir competências e instrumentos para incentivar e reconhecer os progressos na construção desta Rede.
Este Encontro foi uma oportunidade de partilha de experiências e de boas práticas, no fomento de uma cidadania ativa em prol de um desenvolvimento sustentável.
Mação integra esta Rede, tendo sido reconhecido pela UNESCO como cidade de aprendizagem, a 3 de junho de 2016.
Relembramos que esta Rede integra cidades capazes de responder às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.
A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.