Faleceu, na manhã desta terça-feira, José dos Santos de Jesus, primeiro presidente democraticamente eleito da Câmara Municipal de Abrantes. José dos Santos de Jesus nasceu a 24 de março de 1928, em S. Vicente, Abrantes. Engenheiro Técnico de profissão, para além da sua participação na Comissão Administrativa do Município, primeiro enquanto vogal e depois como vice-presidente e presidente da Comissão, foi o primeiro presidente democraticamente eleito da Câmara Municipal de Abrantes nas eleições realizadas em 12 de dezembro de 1976. Exerceu as funções durante quatro mandatos até ao dia 3 de janeiro de 1990.
Numa nota enviada para a Hertz, a Câmara de Abrantes refere que José de Jesus «irá permanecer na história como um cidadão de referência no concelho na segunda metade do século XX, enquanto autarca, deixando um legado de enorme convicção e determinação ao serviço da sua população, reconhecido por toda a comunidade, mas também enquanto industrial, na qualidade de professor na Escola Industrial e Comercial de Abrantes e no papel que desempenhou nas causas sociais, nomeadamente no Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA)».
A Câmara de Abrantes irá decretar luto municipal durante três dias. O corpo será velado na Capela de Sant’Ana. As exéquias religiosas realizam-se nesta quarta-feira, pelas 11h00, na Igreja de S. Vicente, seguido do funeral para o cemitério do Cabacinho.