Início CULTURA CARTAXO – Nuno Franco e Beatriz Costa são o Rei e a...

CARTAXO – Nuno Franco e Beatriz Costa são o Rei e a Rainha das Vindimas

O Ateneu Artístico Cartaxense recebeu, no dia 24 de outubro, a Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo – onze jovens subiram ao palco para representar as seis freguesias do concelho no concurso que nasceu em 1988 por iniciativa do programa “Tudo em Festa” da Rádio Cartaxo, tendo por mentor Vítor de Sousa, que hoje dá nome ao Prémio Simpatia.

Nuno Franco e Beatriz Costa, ambos da União de Freguesias de Ereira e Lapa, foram coroados Rei e Rainha das Vindimas 2015. Ana Sofia Sério, de 19 anos, candidata de Vila Chã de Ourique, obteve o título de Primeira Dama de Honor e o candidato de Pontével, Miguel Frederico, de 17 anos, o de Primeiro Pajem. Ana Rita Cruz, de 17 anos, candidata de Pontével, venceu o título de Segunda Dama de Honor e Nuno Ribeiro, de 16 anos, candidato de Vila Chã de Ourique, recebeu o título de Segundo Pajem.

O agora Rei das Vindimas, juntou-se a Tânia Batista, candidata de Valada para receberem o Prémio Vitor e Sousa, atribuído, pelos póprios concorrentes, ao candidato e à candidata que se destaca pela simpatia e companheirismo ao longo do percurso que os jovens fazem em conjunto.
Apresentado uma vez mais por Ana Bernardino e Gonçalo Patrício, o espetáculo final de Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas, contou com a participação das classes de Ginástica, de Ballet e de Danças de Salão do Ateneu Artístico Cartaxense, da Sociedade Filarmónica Ereirense – que animou a entrada do público –, da Escola Flamenca Sofia Abraços e das alunas da Classe de Canto da Professora Ana Sofia Antunes.

Nuno Franco e Beatriz Costa – A Rainha das Vindimas, Beatriz Costa, tem 17 anos e define-se como “uma pessoa que gosta de alcançar os seus objetivos e ajudar os outros”, quer ser fisioterapeuta e “realizar voluntariado pelo mundo, concluir a licenciatura e criar uma vida estável. Também gostava de criar um abrigo para animais”. Enquanto Rainha das Vindimas 2015, a jovem afirma que é “um privilégio representar a sua freguesia e dar continuidade às tradições do concelho”.

Nuno Franco, também com 17 anos, afirma-se como um jovem “alegre e positivo”, no futuro quer criar o próprio emprego e ter uma profissão ligada à sua terra, “ algo que não exista nas grandes cidades, gostaria de ter uma profissão mais ligada à terra e aos produtos que dela advêm”. Decidiu aceitar o desafio de se candidatar “pelo amor que tenho pela minha terra, pelas amizades que viria a fazer e pela curiosidade de estar no lugar das pessoas que durante alguns anos ajudou noutras edições da Eleição”.

Nesta Eleição, para além dos eleitos como rei, rainha, pagens e damas de honor, participaram também Rita Figueiras (União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta), João Duarte e Tânia Batista (Valada), Tiago Carneiro e Andreia Palma (Vale da Pedra). O espetáculo final foi apenas uma das etapas porque passaram os candidatos e as candidatas. Sempre acompanhados pelo Júri, organizaram uma visita guiada às suas freguesias, mostrando tradições, usos e costumes, lugares que marcam as suas comunidades, quer pela relevância histórica, quer social ou empresarial; passaram por uma prova escrita de conhecimento sobre o concelho; subiram ao palco da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense para mostrar as suas capacidades de expressão e comunicação – que agora serão muito importantes, na representação que vão fazer do concelho, enquanto Rei e Rainha das Vindimas – e participaram no Cortejo das Vindimas, em Vila Chã de Ourique, onde envergaram os trajes típicos das suas freguesias.

No próximo ano, Beatriz Costa, agora Rainha das Vindimas, vai representar o Cartaxo na Eleição da Rainha das Vindimas Nacional, na qual os Reis ainda não têm lugar, por ser apenas um concurso feminino. www.cm-cartaxo.pt