A 30 de maio, entre as 9h30m e as 17 horas, a Casa da Cultura da Sertã recebe o colóquio “SertAcolhe – Unidos na Diversidade”. Dinamizado no âmbito do projeto SIM – Sertã, Inclusão e Mediação, o colóquio visa dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo de 18 meses de implementação. Recorde-se que este projeto estabelece o elo de ligação com a população migrante e a comunidade de etnia cigana, com o propósito de quebrar barreiras ao nível burocrático e social, eliminando estereótipos e contribuindo para a inclusão social destas comunidades. No colóquio serão abordadas temáticas como “Mediação cultural – o caminho para a inclusão” e “A importância da Mediação nos Centros Locais de Apoio ao Migrante”, assim como a apresentação dos resultados do projeto SIM. A sessão contará também com testemunhos de elementos das comunidades migrantes residentes em maior número no concelho da Sertã, oriundos de São Tomé e Príncipe, Brasil, Reino Unido e Comunidade Cigana, numa iniciativa que visa celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (assinalado anualmente a 21 de maio). A sessão de abertura decorrerá às 10 horas com discursos de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Vitor Cavalheiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, Berill Baranyai do Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas. A iniciativa contará com os contributos de Roque Amaro (ISCTE Lisboa), Ricardo Vieira (Instituto Politécnico de Leiria), Francisco Azul (Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas), Sofia Alves e Tânia Mateus, respectivamente coordenadora e mediadora do projeto SIM. Será analisada a “Importância da Mediação nos Centros Locais de Apoio ao Migrante” com contributos de Tânia Guerreiro (CLAIM Odemira), Sofia Sousa (CLAIM Aveiro – Universidade) e do CLAIM de Castelo Branco. O colóquio apresentará também dois momentos culturais:
– “Meninos de todas as cores”, uma interpretação teatralizada do livro de Luísa Ducla Soares pelos finalistas do jardim de infância “O Pinheirinho” da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, com a narração de uma aluna santomense da Escola Tecnológica Profissional da Sertã;
– Hino de São Tomé e Príncipe” por alunos da Escola Tecnológica Profissional da Sertã.
A sessão de encerramento será efectuada por Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã.
Os interessados em participar no colóquio deverão inscrever-se (gratuitamente) até 28 de maio através do seguinte link: https://shorturl.at/abHM1
Recorde-se que o projeto SIM é promovido pela Câmara Municipal da Sertã (Entidade Beneficiária) e pela Santa Casa da Misericórdia da Sertã (Entidade Parceira), sendo a Equipa de Mediação Intercultural composta por uma Técnica Superior de Serviço Social (coordenadora do projeto) e por uma Psicóloga (mediadora do projeto).
Colóquio “SertAcolhe – Unidos na Diversidade”
Comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
30 de maio, das 9h30 às 17h, Casa da Cultura da Sertã
9:30 – Receção dos Participantes
10:00 – Sessão de Abertura
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã;
Vítor Cavalheiro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã;
Berill Baranyai, Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas, ACM, I.P.
Francisco Azul, Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas, ACM, I.P, Roma Experts
10:30 – Painel I. – Mediação Intercultural – o caminho para a inclusão
Professor Doutor Roque Amaro – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Professor Doutor Ricardo Vieira – Instituto Politécnico de Leiria
11:20 – Coffee Break – confeccionado por elementos da Comunidade Britânica
11:45 – Momento Cultural
“Meninos de todas as cores”
Interpretação teatralizada do Livro de Luísa Ducla Soares pelos finalistas do Jardim de Infância “O Pinheirinho”, da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, com a narração de uma aluna Santomense da Escola Tecnológica Profissional da Sertã.
12:00 – Apresentação, Execução e Resultados do Projeto SIM
Sofia Alves, Coordenadora do Projeto SIM
Tânia Mateus, Mediadora do projeto SIM
Testemunhos de elementos das comunidades de São Tomé e Príncipe, Brasil, Reino Unido e Cigana residentes no concelho da Sertã.
13:00 – Almoço
14:30 – Painel II – A Importância da Mediação nos Centros Locais de Apoio ao Migrante
CLAIM Aveiro
CLAIM Castelo Branco
CLAIM Odemira
Francisco Azul, Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas, ACM, I.P, Roma Experts
16:45– Momento Cultural: Hino de São Tomé e Príncipe
Alunos da Escola Tecnológica Profissional da Sertã
17:00 – Sessão de Encerramento:
Cristina Nunes, Vereadora da Câmara Municipal da Sertã