O primeiro dia de festa da maior semana do Concelho da Chamusca foi de casa cheia e marcado por um ambiente de grande convívio, alegria, emoção e de reencontros de família e amigos. À noite o público vibrou ao som das músicas de Os Quatro e Meia.
Ontem, domingo, o dia foi marcado pela apresentação do Clube de Produtores da Chamusca, um projeto desenvolvido pela Companhia Portuguesa com o total apoio do Município da Chamusca, que nasceu com o objetivo de promover através de ações estratégicas o que de melhor se faz e se produz no território chamusquense, quer seja na gastronomia, com a doçaria e cozinha típica da Chamusca, quer com os vinhos e licores, mel ou compotas, artesanato, frutas, hortícolas, legumes e cereais.
Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, congratulou a Companhia Portuguesa pelo trabalho que tem vindo a fazer a nível nacional com o objetivo de reunir os produtores de determinados territórios. “Para o Município da Chamusca esta iniciativa tem uma importância extraordinária, porque temos um território riquíssimo onde o saber fazer e fazer bem está no nosso ADN. Os nossos produtos endógenos são riquíssimos e aquilo que produzimos nas nossas atividades enriquece ainda mais o nosso território.”
No seu discurso, Paulo Queimado referiu que o Clube de Produtores é uma mais-valia para todos os produtores, para a sua atividade e consequentemente para todo o território chamusquense, trazendo mais rendimento a quem dele faz parte e enriquecendo a atividade de fazer cada vez melhor. Esta é também uma forma de convivência, de troca e de partilha de experiências, onde aquilo que cada um faz enriquece o produto de outro, possibilitando a oferta de um cabaz diferenciado a quem nos procura.”
O site do Clube de Produtores da Chamusca (https://clubeprodutoreschamusca.pt/) tem disponível a informação sobre a atividade dos 26 produtores que dele já fazem parte.
O concerto interativo de Toy proporcionou uma noite bem divertida onde o público de telemóvel em riste, apontou para a lateral do palco e através de um QR Code chegou à aplicação onde podia definir o alinhamento do concerto.
Destaque também para o espetacular concerto de apresentação oficial do CD “Olé Chamusca” da Banda Filarmónica da Carregueira – SFIRCV. O espetáculo contou com a presença do compositor Fernando Ramos, autor do pasodoble que dá nome ao disco, tema composto especialmente para a SFIRCV. Refira-se que a SFIRCV é uma Banda Filarmónica que se destaca na interpretação de pasodobles, tendo abrilhantado inúmeras corridas de toiros a nível nacional e arrecadado vários prémios, de que é exemplo o obtido no 6º Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas do Ateneu Vila-franquense.